Digite a busca

domingo, 9 de outubro de 2016

Bolsistas fazem Enem para tentar ProUni em outros cursos

By On 07:30
Pâmela e Laís vão tentar melhorar nota no
Enem para mudarem de curso
Foto: Maria Júlia Meyer
Adrielle Rozende
Elisama Reis
Maria Júlia Meyer

Pâmela Pereira dos Santos e Laís Fernanda Pereira cursam o primeiro termo de Administração na Unoeste. Ambas colocaram o curso como segunda opção para o ProUni (Programa Universidade Para Todos). Pâmela queria Engenharia e Laís, Psicologia. Este ano, elas vão tentar novamente, porém para o curso que realmente desejam.

Só no 2º semestre deste ano, a Unoeste ofereceu 2.190 bolsas para 53 cursos de graduação, 17% a mais do que no mesmo período do ano passado.

“Sempre tive esse sonho, em Psicologia”, conta Laís. Ela diz que amigos a influenciaram nessa escolha, por ela ter jeito de psicóloga. “Será magnífico se eu passar”.

Como a nota de corte era alta para Psicologia, Laís começou com Administração para não perder tempo. E diz que este primeiro termo vai ajudá-la na prova do Enem.

Pâmela também está aproveitando o curso de Administração para ter conhecimento no exame. “Eu quero melhorar para fazer um curso melhor. Este ano me preparei”, comenta.

O Programa

Todas as bolsas do Prouni na Unoeste são de 100%, ou seja, o aluno não paga a mensalidade. De acordo com edital do MEC, pode se candidatar quem não tiver diploma superior e que tenha prestado o Exame Nacional do Ensino Médio, sem ter zerado na redação e atingido pelo menos 450 pontos.

Além da pontuação, é preciso ter feito o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular e comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa.

A nota de corte do ProUni é a menor nota do Enem possível para conseguir uma vaga no curso que o aluno deseja.  Com milhares de bolsas oferecidas por semestre, o Programa é uma oportunidade de entrar em faculdades particulares sem precisar pagar a mensalidade.

O Enem de 2016 teve 9.276.328 de participantes inscritos no país. O número deste ano é o segundo maior, ficando atrás apenas de 2014, quando 9,4 milhões se inscreveram. Os dias das provas serão 5 e 6 de novembro. Os portões são fechados às 13h e a prova inicia às 13h30.