Digite a busca

sexta-feira, 14 de abril de 2017

Cavalos são usados na recuperação de pacientes com necessidades especiais

Programa multidisciplinar atende pacientes com necessidades especiais
Foto: Guilherme Napoleão
Alessandro Nascimento
Guilherme Napoleão
Igor Gelako
Isabela Rocha
Karine Andrade
Lucas Ribeiro
Maria Fernanda Ferreira

Você já imaginou que o cavalo pode ser usado na reabilitação de pessoas? De acordo com a fonoaudióloga e uma das responsáveis pelo programa, Sandra Silva Lustosa, a “reabilitação equestre é um programa multidisciplinar onde utiliza o cavalo para cuidar de pessoas com necessidades especiais”.

Entre 2009 e 2010 foram feitas várias aquisições pela Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), entre elas está o Centro de Reabilitação Equestre, localizado próximo ao Hospital Veterinário, no Campus II da universidade.

Sandra ainda explica que “pelo movimento tridimensional que o animal possui, da andadura, proporciona estímulos diferenciados no corpo do paciente, melhorando a postura e tonificando a musculatura”. Outro diferencial é o ambiente que proporciona interação com outras pessoas, assim traz uma nova realidade para o indivíduo e também estimula e melhora a comunicação.

Por ser um animal de grande porte e dócil, ter o cavalo como protagonista dessa terapia possibilita ainda o progresso de indivíduos com problemas de agressividade. A fonoaudióloga explica que isso faz com que o paciente desenvolva afetividade com as pessoas ao seu redor. “O cavalo parece entender a necessidade do outro”, completa a fonoaudióloga.

Para a aluna do curso de Fisioterapia, Lunara Magalhães, a prática no centro de reabilitação gera para os alunos um aperfeiçoamento do conhecimento teórico. "Todos buscam melhorar o quadro do paciente, é gratificante, qualquer passo é uma conquista", finaliza.

Além do cavalo, são utilizados brinquedos durante a terapia
Foto: Guilherme Napoleão
Já no caso da aluna Lara Costa, que também cursa Fisioterapia, "contribui por ser um ambiente diferente do ambulatorial e hospitalar, por ser local aberto proporciona mais estímulo ao paciente". Ela ainda completa que por ser uma equipe multiprofissional torna a terapia mais dinâmica e produtiva.

A responsável pelo Centro de Reabilitação, Maria Tereza Prado, ressalta que a terapia equestre ou hipoterapia trabalha tanto a coordenação física como a motora do paciente, além de auxiliar a melhora em atrasos de linguagem ou qualquer outro distúrbio. “Ela ajuda na questão da socialização, além do bem estar que traz pelo vínculo que a pessoa acaba criando com o animal”.


Os pacientes são encaminhados para o programa por meio dos psicólogos, fisioterapeutas e fonoaudiólogos que atendem nas clínicas da universidade e também pela própria população que conhece o trabalho. O centro recebe crianças e adultos de qualquer idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário