Três computadores na entrada do Bloco B3 do campus 2 podem ser usados para a secretaria virtual Foto: Maria Eduarda Kato |
Beatriz Gonçalves
Janaina Tavares
Mariana Silva
Maria Eduarda Kato
Thiago Oliveira
Todo
início de semestre numa universidade é aquela correria. É tudo muito novo e é
normal que calouros se sintam confusos em meio a tanta informação. O aluno chega totalmente acostumado com os moldes do ensino
médio e suas regras.
A
primeira diferença sentida é a independência. Nenhum professor fica parado na
porta da sala esperando alguém. Mas se engana quem acredita que essa independência é
só alegria. Ela implica também em se virar sozinho.
Sabe
quando seus pais corriam atrás das papeladas escolares? Bom, na faculdade isso
já não acontece. Isso agora também é sua função, tanto como universitário,
quanto como adulto.
Na Unoeste, o meio de comunicação entre estudantes e secretaria é a Secretaria
Virtual, que se encontra na Área do Aluno. O aluno pode fazer o pedido de toda a parte de
documentação, como por exemplo, atestado e segunda via da carteirinha.
Segundo
Célia Cristina do Prado, assistente de secretaria, “o aluno faz apenas a
retirada desses papéis na secretaria, mas a emissão é feita online”.
Para
evitar que o calouro tenha um bug no cérebro, na primeira semana de aula os alunos geralmente são levados para uma apresentação sobre os serviços
online oferecidos pela universidade, como Área do Aluno, Aprender e a Rede de Bibliotecas.
Como
forma de garantia que estudantes tenham acesso a esses serviços, três computadores ficam disponíveis no piso 1 do bloco B3,
logo em frente às catracas, e podem ser usados a qualquer hora.
NA PRÁTICA
O
aluno do primeiro ano de Direito, Marcos Aurélio Santana Junior, participou das orientações sobre os serviços online nas
primeiras semanas de aula, mas afirma que as amizades também foram importantes para ajudá-lo a se localizar dentro do universo
acadêmico, “Tenho amigos na faculdade que me explicaram um pouco”, relata.
Já
Maria Eduarda de Souza, caloura de Engenharia Civil, diz não ter participado da apresentação realizada nos primeiros dias, mas afirma que não teve
dificuldades em relação ao uso do site. “A plataforma é bem esclarecedora por
si”, ressalta.
E você? Já usou esse recurso? Conta no
Blog!
Nenhum comentário:
Postar um comentário