Digite a busca

quarta-feira, 11 de abril de 2018

Atenção calouro: serviços de secretaria são realizados online

Três computadores na entrada do Bloco B3 do campus 2
podem ser usados para a secretaria virtual
Foto: Maria Eduarda Kato

Beatriz Gonçalves 
Janaina Tavares 
Mariana Silva 
Maria Eduarda Kato 
Thiago Oliveira 

Todo início de semestre numa universidade é aquela correria. É tudo muito novo e é normal que calouros se sintam confusos em meio a tanta informação. O aluno chega totalmente acostumado com os moldes do ensino médio e suas regras. 

A primeira diferença sentida é a independência. Nenhum professor fica parado na porta da sala esperando alguémMas se engana quem acredita que essa independência é só alegria. Ela implica também em se virar sozinho. 

Sabe quando seus pais corriam atrás das papeladas escolares? Bom, na faculdade isso já não acontece. Isso agora também é sua função, tanto como universitário, quanto como adulto.

Na Unoeste, o meio de comunicação entre estudantes e secretaria é a Secretaria Virtual, que se encontrna Área do Aluno. O aluno pode fazer o pedido de toda a parte de documentação, como por exemplo, atestado e segunda via da carteirinha.

Segundo Célia Cristina do Prado, assistente de secretaria, “o aluno faz apenas a retirada desses papéis na secretaria, mas a emissão é feita online”. 

Para evitar que o calouro tenha um bug no cérebro, na primeira semana de aula os alunos geralmente são levados para uma apresentação sobre os serviços online oferecidos pela universidade, como Área do Aluno, Aprender e a Rede de Bibliotecas.

Como forma de garantia que estudantes tenham acesso a esses serviçostrês computadores ficam disponíveis no piso 1 do bloco B3, logo em frente às catracas, e podem ser usados a qualquer hora. 

NA PRÁTICA 

O aluno do primeiro ano de Direito, Marcos Aurélio Santana Junior, participou das orientações sobre os serviços online nas primeiras semanas de aula, mas afirma que as amizades também foram importantes para ajudá-lo a se localizar dentro do universo acadêmico, “Tenho amigos na faculdade que me explicaram um pouco”, relata. 

Já Maria Eduarda de Souza, caloura de Engenharia Civil, diz não ter participado da apresentação realizada nos primeiros dias, mas afirma que não teve dificuldades em relação ao uso do site. “A plataforma é bem esclarecedora por si”, ressalta. 

E você? Já usou esse recurso? Conta no Blog!

Nenhum comentário:

Postar um comentário