Digite a busca

terça-feira, 2 de maio de 2017

Estudantes falam sobre a primeira experiência na Universidade

Felício diz que o ambiente da faculdade é muito
diferente do ensino médio
Foto: Guilherme Miranda
Amanda Albuquerque
Andressa Aguiar
Guilherme Miranda
Jéssica Garcia
Maicon Ferreira

Entrar em uma universidade proporciona aquela sensação de missão cumprida. Depois de tanto tempo, o estudante do Ensino Médio ganha a liberdade num universo mais amplo. O calouro descobre as infinitas possibilidades que o curso superior oferece e vai além da sala de aula: conhece a secretaria, a coordenação, os laboratórios, biblioteca, diretório acadêmico, atlética, o setor de cópias... É preciso um mapa para não ficar perdido em meio a tanta novidade.

O estudante Felício Siqueira está no 1° termo de Engenharia Elétrica e afirma ter enxergado muitas diferenças entre o Ensino Médio e a faculdade. “O comportamento, a relação dos professores com os alunos, a forma de estudar. Tudo isso muda”.

Já para a estudante de Jornalismo, Sibeli Santos, que também entrou este ano, o maior desafio foi se acostumar com a dinâmica na sala de aula. “Uma vez eu pedi para ir ao banheiro e o professor me disse que na faculdade não se pedia isso. Fiquei surpresa e percebi tudo havia mudado”.

Ingressar na faculdade é o primeiro passo de qualquer carreira. A preparação profissional superior engloba elementos que formarão um profissional mais capacitado e maduro para o mercado de trabalho. É hora de aproveitar as oportunidades, fazer estágios na sua área e formar laços com pessoas que poderão te ajudar no seu futuro profissional.

Pode ir ao banheiro Sibeli! Sim,
na faculdade você não precisa pedir...
Foto: Jéssica Garcia
O estudante de Direito, João Lucas Oliveira, já deu o pontapé inicial no investimento da sua carreira profissional organizando a rotina. “Depois de eu entrar na faculdade neste ano, passei a ter horários certos para dormir, estudar, trabalhar. Era uma coisa que não existia antes no meu dia a dia”. Além disso, João Lucas diz ter se impressionado com a estrutura do campus, tanto na parte dos laboratórios como no acervo da biblioteca.

São diversas novidades, portanto, o blog Portão 3 listou 10 coisas que todo calouro deve saber ao entrar na faculdade.

TOP 10 1)    Copiar a lição do amigo
Na faculdade os professores possuem uma visão capaz de escanear tudo o que você escreveu e ver se você e seu amigo resolveram ser espertinhos. Na dúvida, faça bem feito. A faculdade está aí para você aprofundar o seu conhecimento e os trabalhos são uma ótima maneira de fazer isso. 2)    Uniforme
Você vai gostar da ideia de não usar no primeiro mês, depois, vai se lamentar por não saber mais como montar looks. 3)    O trote
A primeira coisa que se passa na cabeça de um calouro é “o que será que farão comigo no trote?”. Prepare-se para entrar nas brincadeiras, mas claro, com limites. Se solte, aproveite para fazer novas amizades e aproveitar o trote do bem, onde todos se divertem e ninguém sai machucado.
 4)    Ué, cadê meu boletim?
Se você está acostumado com aquele pedaço de papel com todas as suas notas, esqueça! No começo você irá se perguntar o porquê de não te entregarem um atestado de sucesso – ou fracasso -, mas depois, irá agradecer por acompanhar suas notas em apenas alguns cliques. 5)    É festa!
Não, não é bem assim. Tá achando que pode fugir para o bar todos os dias? Você até pode, mas depois não fique com lágrimas de crocodilo ao abrir o sistema de notas. Curta a vida nova, mas sem deixar o compromisso de lado. No final das contas, dá para estudar e ainda assim, colecionar várias histórias com os amigos. 6)    Posso ir ao banheiro? Pode! Na faculdade você pode sair e entrar na sala a hora que quiser – e o melhor de tudo: sem pedir. É essa autonomia que assusta. Mas depois, ajuda a amadurecer fazendo com que você mesmo seja responsável pela sua pontualidade. 7)    Compro um salgado ou tiro xerox?
Essa é uma questão crucial na vida de qualquer universitário. Com o passar do tempo você irá perceber que o troco do ônibus que matava sua forme, agora irá para o conteúdo que precisa ser xerocado. Na dúvida, intercale: um dia xerox, no outro salgado, um dia xerox, no outro salgado... 8)    Que hora é o RECREIO?
Recreio. Eis uma expressão que irá fazer com que todos saibam que você é novo por ali. Prefira “intervalo”. Se não, vão te imaginar chegando com uma lancheira e você não quer isso, né? 9)    Me empresta uma caneta?
Essa é uma das falas que você mais irá ouvir dentro da sala de aula. No primeiro semestre, você irá contemplar e se exibir com um estojo repleto de marca textos, canetas coloridas, lápis e borracha. Se você chegar até o terceiro semestre com esse mesmo estojo, considere-se um campeão! Se não, fica tranquilo, na faculdade, uma caneta, o xerox e uma folha de papel já te ajudam. 10) Onde é que eu tô?
Será normal você confundir as salas, pisos, blocos... Mas, acalma-se. Siga as placas. No desespero, grite por socorro. Sempre terá alguém para te ajudar a se encontrar, seja no ambiente, na vida ou na sala de aula. A universidade é o pivô para o seu crescimento. Aproveite, mas lembre-se: não é como American Pie. Mas olha, no final tudo dá certo! É compensador quando você cruza a linha de chegada segurando o canudo na colação, quando olha para trás e vê que todo esforço valeu a pena, e que pela frente o mercado de trabalho te receberá diferente, pois você estará preparado para encará-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário