Digite a busca

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Universidade também é lugar de comer

By On 10:00
Foto: Ana Carolyna Simões
Ana Carolyna Simões
Lucas Foster
Thiago Anacleto

Não é só para estudar que os alunos da Unoeste vão ao Campus II. Nos intervalos das aulas e das atividades, sempre é bom matar a fome, não é mesmo? Para isso, os estudantes e funcionários podem ir ao restaurante da universidade, que fica na Torre de Cristal. E neste semestre tem uma novidade, além do serviço de self-service, agora vende marmitex.

O cardápio é todo elaborado pelos cursos de Gastronomia e Nutrição, uma boa maneira de comer bem e ainda garantir todas as necessidades nutricionais diárias.

O aluno do 4º termo de Engenharia Civil, Vitor Vergo, muitas vezes não tem tempo de ir para sua casa almoçar. Como seu curso é em período integral, em alguns dias da semana prefere ficar na instituição e almoçar por lá mesmo. “Gosto da comida do restaurante. É barato e de fácil acesso. Como eu moro longe, acaba ficando um pouco corrido pra mim se eu for almoçar em casa, então prefiro ficar direto e almoçar por aqui mesmo’’, diz.

O acadêmico que tiver interesse em almoçar no restaurante, pode efetuar o pagamento em dinheiro na tesouraria do Campus II – Bloco B3 ou descontar o saldo que tem em sua carteirinha de estudante. Os funcionários podem optar por descontar os almoços na folha de pagamento.

Horário de Atendimento

O restaurante abre de segunda a sexta, das 11h às 13h30. O cardápio do restaurante é diário e pode ser acessado através do site da Unoeste por estudantes ou funcionários, com opção de reserva de marmita pequena R$ 8,50 ou grande R$ 10,00, até às 10h de qualquer dia da semana. Os visitantes que tiverem interesse em comer no estabelecimento, poderão adquirir a refeição e fazer o pagamento em dinheiro no próprio restaurante.


terça-feira, 18 de outubro de 2016

Boa alimentação melhora o desempenho dos universitários

By On 16:25
Quiosques do Campus II aumentam venda de açaí no calor
Foto: Maria Júlia Meyer
Adrielle Rozende
Elisama Reis
Maria Júlia Meyer

Trabalhos, provas e apresentações. São tantas preocupações na cabeça de um estudante que a alimentação acaba ficando de lado. Assim, é comum que os jovens comam qualquer coisa, apenas para matar a fome.

O consumo alimentar fora de casa está associado a hábitos alimentares menos saudáveis. Uma pesquisa divulgada na revista Simbio-Logias de 2014, indica que as refeições fora de casa são desequilibradas, pois incluem grandes quantidades de alimentos calóricos que possuem altos níveis de gordura total e saturada e contém baixos níveis de fibras, cálcio e ferro.

A estudante de Administração do 4° termo, Karine Aline Silva, diz que prefere os salgados assados, pão de queijo e salada de frutas. “A alimentação influencia muito nos estudos. Ela pode te deixar ansiosa e tensa”. Porém como ninguém é de ferro, Karine admite se entregar aos doces, principalmente na semana de provas, sendo o favorito dela, o chocolate.

Karine e Mayara se preocupam com
alimentação saudável
Foto: Adrielle Rozende
Durante a preparação para as provas, pesquisas e trabalhos, os estudantes precisam de maior poder de concentração, atenção e memória e disposição para combater o estresse. Uma boa alimentação pode melhorar o rendimento nos estudos e diminuir a ansiedade para as provas. Por isso, é importante que o aluno cuide da alimentação e não coma qualquer coisa só para matar a fome.

A colega de sala de Karine, Mayara Cristina de Andrade, conta que perdeu 42 quilos e mantém a educação alimentar, mesmo com a rotina de estudos. “Com uma boa alimentação, você consegue ter mais concentração”. Mayara acrescenta que prefere trazer o lanche de casa que consumir o que vende na faculdade.


No campus II da Universidade do Oeste Paulista, um alimento muito consumido é o açaí. Além da cantina dentro da faculdade, cinco dos oito quiosques, que ficam na área externa, também vendem. Na tigela, no pote ou como suco, a fruta tipicamente brasileira conquistou os estudantes do Oeste Paulista.  “É bom comer açaí, para ficar mais energizado para estudar, é uma coisa gostosa e refresca”, comenta o universitário de Publicidade, Wesley Giacomelli.