Digite a busca

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Hospital Veterinário do Campus II realiza campanha de doação de sangue animal

By On 08:00
Coletas são feitas no Hospital Veterinário do Campus II de segunda a sexta, das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30
Foto: Paulo Taroco
Abraão Wyllams
Francisco Alves
Paulo Taroco
 
Uma prática ainda incomum, mas que pode salvar a vida de até quatro animais. Assim podem ser resumidas as ações de doação de sangue animal, como promove atualmente o Hospital Veterinário do Campus II, da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), em Presidente Prudente.

Podem participar do ato da doação cães com peso acima de 25 kg e gatos acima de 4,5 kg, com idade entre um e oito anos, clinicamente saudável, livres de pulgas e carrapatos e com temperamento dócil.

Os animais não podem portar nenhum tipo de doença crônica e precisam estar com a vacinação e a vermifugação em dia.

Além disso, animais gestantes, submetidos a procedimentos cirúrgicos ou que receberam transfusão prévias (no mínimo, 60 dias) não poderão efetuar a doação.

Benefícios proporcionados pela doação

Os doadores receberão gratuitamente uma avaliação das condições físicas, exames laboratoriais, como hemograma, bioquímico e sorologia (para prevenir as principais doenças infecciosas transmitidas pelo sangue).

A coordenadora da campanha, Glaucia Prada, explica que a doação é segura, obedece aos mesmos requisitos de segurança dos serviços humanos, sendo feita com material estéril, descartável e padronizado. Além de não ser dolorosa, levando entre 10 e 30 minutos.

“É um procedimento totalmente indolor. Os donos dos pets podem ficar tranquilos, pois o profissional veterinário jamais faria mal aos animais”, esclarece a coordenadora.
O procedimento de transfusão de sangue pode ser uma das etapas do tratamento de algumas doenças ou, em alguns casos, a única possiblidade de sobrevivência para o animal.

Colabore

Para colaborar com a campanha, basta comparecer com seu pet no Hospital Veterinário do Campus II, localizado na rodovia Raposo Tavares, km 572, no bairro Cidade Universitária, em Presidente Prudente.


O Hospital atende de segunda a sexta, das 7h30 às 10h30 ou das 13h30 às 16h30. O telefone é (18) 3229-2035.

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Aulas práticas de agrárias contam com diversidade de animais

By On 08:00
Animais que vivem no Campus II são usados nos cursos de agrárias
Fotos: Elisama Reis

Adrielle RozendeElisama Reis 
Maria Júlia Meyer  

Ficou curioso em saber o porquê desses animais morarem na universidade? Durante a graduação dos cursos de Ciências Agrárias, os alunos desenvolvem várias atividades. A prática da profissão é vivenciada desde o início do curso. Os estudantes fazem estágios que permitem aprender técnicas de produção, clínica, cirurgia e reprodução em diferentes animais. 

O Centro Zootécnico possui os setores de piscicultura, bovinocultura de leite, ovinocultura, avicultura, suinocultura e criação de avestruz. Cada setor tem um professor responsável.  

A coordenadora do curso de Zootecnia e responsável pelo Centro Zootécnico, Ana Cláudia Ambiel, diz que a vantagem é por estarem dentro do campus II para que os alunos tenham aulas teóricas e complementem com a prática. “Os alunos acompanham as atividades de uma forma rotineira”, afirma.  

aluna Maria Clara da Silva Lopes, do 4º termo de Zootecnia diz que ainda não está na parte prática, mas que está animada. “Uma vez vim ajudar uma amiga a fazer a análise do solo. Estou esperando a prática.” 

O Centro Zootécnico da Faculdade de Ciências Agrárias atende os cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronegócio. A visitação do Centro é aberta ao público, porém não é permitida a entrada no local onde vivem os animais. 

Conheça os animais que moram no Campus 

Avestruz - É uma ave que não voa e tem a África como local de origem, é considerado a maior espécie de ave viva. 

Jabuti - Existem mais de 40 espécies de jabutis ao redor do mundo, porém aqui no Brasil  somente duas espécies, jabuti-piranga e jabuti-tinga, que possui coloração em tons de amarelo. 

Porco - O porco é uma evolução do javali, que foi domesticado pelo homem há milhares de anos e pode viver de 15 a 20 anos. 

Ovelha - Um estudo realizado na universidade de Bristol (localizada na Inglaterra) identificou que as ovelhas expressam emoções de forma visível, quando estressadas, por exemplo, mostram sinais de depressão, da mesma forma que os seres humanos. 

Macaco-Prego É encontrado naAmérica do Sul, principalmente nas florestas tropicais e pode chegar aos 40 anos de idade.  

Cavalo - Os cavalos geralmente se alimentam de grama ou pequenos arbustos sendo que comem também rações industriais. Esse animal pode pesar até 400 quilos. 

No campus ainda vivem animais que acostumados a ver no dia a dia como boi, galinha e galo.  


  

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

No dia do músico, térreo do Campus ll é palco de show com luzes

By On 15:21
Estudantes de Música se apresentam no campus 2
Fotos: Elisama Reis
Maria Júlia Meyer
Elisama Reis
Adrielle Rozende

Iluminação personalizada, ritmo de festa, público animado e muita paixão envolvida. Foi assim que os alunos do curso de Música da Unoeste tocaram ontem (22/11), no térreo da universidade, em comemoração ao Dia do Músico. Tim Maia, Chico Buarque e Raul Seixas foram alguns hits que embalaram a hora do intervalo do turno da noite no Campus.

A iniciativa de tocar para o público vem da própria exigência do curso, cuja disciplina responsável por esta organização, chama-se Prática de Conjunto, onde cada aluno toca seu instrumento. O professor que ministra a disciplina, escolhe o repertório, juntamente com os alunos, e os horários desta aula são disponíveis para ensaios. Os alunos que fazem essa prática são do quinto e sexto termos, que são os últimos semestres do curso.

Desde semana passada estão ocorrendo apresentações neste local. As datas e os alunos selecionados para apresentações ficam encarregados pela coordenação do curso.

“O principal objetivo aqui é a mistura de cultura. Nós acabamos de tocar um rock, um MPB, agora o pessoal está tocando um samba, daqui a pouco entra um erudito. Então, acho que o principal objetivo é mostrar a diversidade da música brasileira e mundial”, diz o aluno do quinto termo, baterista do conjunto de ontem, Silvio Ricardo Alves. Ele conta que toca bateria há 12 anos.

Ricardo diz que os músicos precisam de união e que a música faz parte da cultura nacional. “A gente precisa mostrar que isso é nosso, que ainda existe música boa nesse país”.

As apresentações também são uma oportunidade de mostrar àqueles que nunca prestigiaram um flautista, saxofonista ou um pianista tocar. O conhecimento é para todos.

A  coordenadora do projeto, Maria Claudia Chizzolini, destaca a importância dele para os alunos e diz que se sente orgulhosa em vê-los tocar no Dia do Músico. “A necessidade do músico é apresentar, então estamos aproveitando a semana da música, porque a gente quer que as pessoas conheçam o trabalho que é oferecido por esse curso. É gratificante. O resultado é positivo e eu estou satisfeita”.

O curso de música da Unoeste disponibiliza instrumentos para os alunos. Piano, teclado, bateria, entre outros, podendo também, o aluno, levar o seu próprio, quando achar necessário.