Digite a busca

terça-feira, 29 de maio de 2018

Alunos de Comunicação Social se tornam influenciadores digitais



Facoppianos produzem conteúdos digitais em seus canais do Youtube (Foto: Divulgação)
Julhia Marqueti
Larissa Biassoti

Pelé, Ronaldinho Gaúcho, Romário, Cafu, Dani Alves e Ronaldo. Tem como falar desses nomes do futebol brasileiro sem se lembrar do brilho que eles traziam para as telas de TV? Isto era quase impossível há algumas décadas, quando a internet era apenas uma criança.

Whindersson Nunes, KodZilla, Felipe Neto, Porta dos fundos e diversos outros. E agora? Dá para perceber a diferença? Algumas figuras mudaram e atualmente são nestes canais online que brilham nas telinhas de todos os tamanhos.

Os meios digitais são mais utilizados a cada dia, blogs, vídeos, informações rápidas e instantâneas fazem parte do consumo da população.

Uma pesquisa realizada pelo YouTube divulgada no evento Brandcast em São Paulo em 2017, revela que 80% dos homens e mulheres entre 14 a 55 anos consomem as mídias, espalhadas pelo própria plataforma, assim como no Whatsapp, Facebook, Netflix, TV aberta, TV paga e Instagram.

Todas essas mudanças foram ocasionadas principalmente pelos avanços tecnológicos. Na Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), não seria diferente, alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda já buscam se inserir nesse novo mercado.

ATENTOS À EVOLUÇÃO

Gabriel Fernandes está no 5º termo de Publicidade e recentemente criou um canal no YouTube chamado “Norte”.  A proposta é ajudar muitos que ficam indecisos no momento de escolher a futura profissão.

“O conteúdo que eu vou gerar é para tirar dúvidas que eu também tive quando fui escolher meu curso, em que vou mostrar como funciona realmente as graduações, já que em nenhum lugar eu encontrei quando precisei,” afirma.

Canal Norte, de Gabriel, procura ajudar indecisos a decidirem a graduação que vão cursar

A escolha pelo ambiente digital se deu pelo fato de poder difundir esse projeto para várias pessoas e com baixo custo, além do aprendizado que adquire, pois trabalha com filmagens e edição, o que é fundamental para a linguagem audiovisual que desenvolve.

“A internet é um espaço democrático nas questões de disponibilizar, criar conteúdo, e de disseminar opiniões, então isso garante que mais informações sejam discutidas. Todo dia temos uma problemática diferente e que faz com que olhemos tudo com outros olhos e nós temos que ficar ligados nisso”, conclui o estudante. 

Bárbara Candido acaba de entrar no curso de Jornalismo e apesar da pouca idade, desde os 16 anos já tinha o seu canal, além da conta no Instagram desde os 13.

“Eu sempre tive vontade de produzir meu conteúdo próprio, mas tinha vergonha. Quando eu me decidi não esperava que fosse o boom que foi, porque a cada semana eu conseguia cerca de 100 inscritos, então eu passei dos 1000 muito rápido, o que me fez continuar”, conta.

De como cuidar do cabelo a produções engraçadas, o canal da Bárbara ainda não apresenta um tema único 

A estudante fala que faz vídeos de diversos assuntos, desde cuidado com os cabelos, até os mais engraçados, tudo de acordo com o pedido do público.

Mesmo com toda essa variedade de categorias que produz, Bárbara está em busca do conteúdo exato. “Eu mudei muito como pessoa e aqueles que me acompanham também, em todos os sentidos, nós realmente crescemos juntos e eu preciso acompanhar essas transições”.

O jornalismo, segundo ela, vai ser um instrumento para inseri-la ainda mais nesse mercado, já que quer continuar sendo profissional do mundo digital. As técnicas vão ajudá-la a melhorar a escrita, a fotografia com o manuseio da câmera e principalmente para produzir com qualidade, pois ser mais uma é algo que ela não quer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário