Facoppianos produzem conteúdos digitais em seus canais do Youtube (Foto: Divulgação) |
Larissa
Biassoti
Pelé,
Ronaldinho Gaúcho, Romário, Cafu, Dani Alves e Ronaldo. Tem como falar desses
nomes do futebol brasileiro sem se lembrar do brilho que eles traziam para as
telas de TV? Isto era quase impossível há algumas décadas, quando a internet
era apenas uma criança.
Whindersson
Nunes, KodZilla, Felipe Neto, Porta dos fundos e diversos outros. E agora? Dá
para perceber a diferença? Algumas figuras mudaram e atualmente são nestes
canais online que brilham nas telinhas de todos os tamanhos.
Os
meios digitais são mais utilizados a cada dia, blogs, vídeos, informações
rápidas e instantâneas fazem parte do consumo da população.
Uma
pesquisa realizada pelo YouTube
divulgada no evento Brandcast em São
Paulo em 2017, revela que 80% dos homens e mulheres entre 14 a 55 anos consomem
as mídias, espalhadas pelo própria plataforma, assim como no Whatsapp, Facebook, Netflix, TV
aberta, TV paga e Instagram.
Todas essas
mudanças foram ocasionadas principalmente pelos avanços tecnológicos. Na
Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), não seria
diferente, alunos dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda já
buscam se inserir nesse novo mercado.
ATENTOS À EVOLUÇÃO
Gabriel
Fernandes está no 5º termo de Publicidade e recentemente criou um canal
no YouTube chamado “Norte”. A proposta é ajudar muitos que ficam
indecisos no momento de escolher a futura profissão.
“O
conteúdo que eu vou gerar é para tirar dúvidas que eu também tive quando fui
escolher meu curso, em que vou mostrar como funciona realmente as graduações,
já que em nenhum lugar eu encontrei quando precisei,” afirma.
Canal Norte, de Gabriel, procura ajudar indecisos a decidirem a graduação que vão cursar |
A
escolha pelo ambiente digital se deu pelo fato de poder difundir esse projeto
para várias pessoas e com baixo custo, além do aprendizado que adquire, pois
trabalha com filmagens e edição, o que é fundamental para a linguagem
audiovisual que desenvolve.
“A
internet é um espaço democrático nas questões de disponibilizar, criar
conteúdo, e de disseminar opiniões, então isso garante que mais informações sejam
discutidas. Todo dia temos uma problemática diferente e que faz com que olhemos
tudo com outros olhos e nós temos que ficar ligados nisso”, conclui o
estudante.
Bárbara
Candido acaba de entrar no curso de Jornalismo e apesar da pouca idade, desde
os 16 anos já tinha o seu canal, além
da conta no Instagram desde os 13.
“Eu
sempre tive vontade de produzir meu conteúdo próprio, mas tinha vergonha.
Quando eu me decidi não esperava que fosse o boom que foi, porque a cada semana eu conseguia cerca de 100
inscritos, então eu passei dos 1000 muito rápido, o que me fez continuar”,
conta.
De como cuidar do cabelo a produções engraçadas, o canal da Bárbara ainda não apresenta um tema único |
A
estudante fala que faz vídeos de diversos assuntos, desde cuidado com os
cabelos, até os mais engraçados, tudo de acordo com o pedido do público.
Mesmo
com toda essa variedade de categorias que produz, Bárbara está em busca do conteúdo
exato. “Eu mudei muito como pessoa e aqueles que me acompanham também, em todos
os sentidos, nós realmente crescemos juntos e eu preciso acompanhar essas
transições”.
O
jornalismo, segundo ela, vai ser um instrumento para inseri-la ainda mais nesse
mercado, já que quer continuar sendo profissional do mundo digital. As técnicas
vão ajudá-la a melhorar a escrita, a fotografia com o manuseio da câmera e
principalmente para produzir com qualidade, pois ser mais uma é algo que ela
não quer.
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