Digite a busca

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Entrada na universidade muda hábitos de estudantes

By On 10:00
Apaixonado pela aviação, porém optou pela Administração
Foto: Arquivo Pessoal
Giovana Machado
Hayani Gomes
Hingred Gomes
Isabella Satiro

O sonho de todo aluno quando sai do ensino médio é entrar na faculdade, mas o que muitos estranham é como é diferente a vida de um universitário. A rotina muda totalmente dos tempos de colégio, onde conhecem um ambiente novo, novas amizades, novos professores, matérias diferentes, ou seja, um novo olhar para a vida acadêmica.

Independência na faculdade

As diferenças vão desde o ambiente universitário até o sair da sala sem pedir permissão ao professor. Uma das coisas que chamou a atenção do aluno Victor Morais, do 1° termo de Administração, e acabou de concluir seu curso técnico na área da aviação. “É tudo bem diferente daquilo que eu estava acostumado, principalmente nas matérias. Aqui você tem que estudar todas as matérias e todos os dias um pouco em casa pra obter um resultado no final do bimestre. Na faculdade você é muito independente, você permanece na sala ou não. É você quem decide.”

Motivação nos estudos

Natália decidiu mergulhar no que tinha decido para seu futuro
Foto: Arquivo Pessoal
Mas calma! Todos passam por essa fase. “Quando entrei na faculdade tudo foi novo para mim, pois concluí o ensino médio em uma escola pública e por isso não tinha costume de estudar para as provas. Meus amigos foram para rumos diferentes e por isso me sentia muito sozinha, sem contar o meu trabalho, que me deixava muito nervosa. Então comecei a colocar em minha cabeça que eu precisava superar aquilo. Me convenci que estudar era bom e que eu não precisava de ninguém para alcançar meus objetivos profissionais, só de mim mesma. Fiz várias amizades dentro da sala. Hoje estudo além do que eu posso. Muitas vezes quando vejo que estou sem nada para fazer, automaticamente me deparo comigo estudando, pois sei que no final tudo isso valerá a pena”, conta a estudante do 6º termo de Administração, Natália Andreazzi.

Rotina intensa

Rotina no início do semestre atrapalha decisão do curso de Letícia
Foto: Arquivo Pessoal
Muitos alunos passam por dificuldades de adaptação assim que entram na faculdade. Tentam se adaptar de todas as formas, como Letícia Lopes, do 7° termo de Administração. “Em 2014 eu entrei no curso de Engenharia Civil integral, então eu saía de casa muito cedo. Como não moro em Prudente, ficava bem mais difícil. Pegava dois ônibus até a faculdade pra uma aula que começava às 13h e terminava às 17h. Chegava na minha casa só à noite. Minha experiência foi péssima. Era tudo muito diferente do que eu estava acostumada no ensino médio, uma rotina muito diferente pra mim. Então eu desisti na primeira semana, fiquei um semestre parada e ingressei em Administração”.


Mas a experiência e conhecimento que se adquire no primeiro semestre de todos os cursos é essencial para o desenvolvimento pessoal, amadurecimento profissional e crescimento acadêmico. Você aprende a encarar a vida de uma nova maneira, superando seus limites e dificuldades. 

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Campeonato Facoppa promove interação entre cursos da Comunicação

By On 14:25
Interação e amizade marcam a Facoppa. Na foto, participantes da quinta edição da liga
Foto: Cedida

Clara Dias
Juliane Rígolo
Matheus Honório
Virgínia Faustino
Vinicius Costa

Com o intuito de promover a interação entre calouros, veteranos, ex-alunos, professores e funcionários dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Fotografia, a Atlética da Faculdade de Comunicação Social de Presidente Prudente (Facopp), da Unoeste tem promovido há quatro anos um torneiro interno de futsal. A última edição aconteceu sábado (28/10).

A Facoppa surgiu de uma ideia do primeiro Diretório Acadêmico Atlética Facopp com a supervisão do vice-presidente Reinaldo Del Trejo, e de lá para cá não parou mais.

Saber jogar bola não é o requisito principal e se tornou mais que um campeonato de futebol. De acordo com o ex-aluno Eduardo Moura, “é um evento bacana que tem que continuar independente de alteração de atlética ou não”.

Campeonato tem como objetivo integrar as turmas
de todos os termos da Faculdade de Comunicação
Foto: Cedida
Para participar do evento realiza-se inscrições com os representantes da atlética. O interessado paga uma taxa, e pode se inscrever tanto para o masculino quanto para o feminino. Não é permitida a participação de pessoas que não tenham ligação com a Facopp.

Acontece em um dia e horário determinado, podendo ocorrer de uma a duas vezes no ano, mas “varia muito conforme o ano, pois tudo depende das atividades já marcadas”, diz Fabio Reis vice-presidente da Atlética.

Para o aluno de Publicidade e membro da Atlética Higor Lima, “é incrível e gratificante participar da Facoppa, pois é uma maneira de juntar os amigos, conversar, interagir, brincar e acima de tudo, jogando que é o que a gente mais gosta de fazer”.

Edição 2017

Esse ano ocorreu no último sábado do mês de outubro (28/10) no ginásio de esporte Marcelo Siqueira na Vila Iti e a competição teve a sua 5° edição.

Foi dividido em três etapas. A primeira era a fases de grupos, divididos em A e B com três times cada. A segunda era a semifinal, na qual os classificados em 1º e o 2º jogam entre si e o vencedores passam para a terceira etapa que é a final.  

Além dos jogos tiveram premiações para o campeão, vice, artilheiro e goleiro menos vazado.

O time consagrado campeão da competição foi Mito/Monstro FC. O artilheiro foi o ex-aluno Eduardo Maduro do time Mito/Monstro FC, com 13 gols. O goleiro menos vazado foi o do time Tabajara FC com apenas dois gols sofridos.

Eduardo se tornou um dos destaques da competição e para ele, alguns times tiveram dificuldades por conta dos desfalques, mas a maioria das equipes contava com boas peças e por isso ficaram equilibradas.

O ex-aluno ainda ressalta: “Acredito que o nosso time se destacou muito por conta do preparo físico dos jogadores em especial do Higor”.

Higor entrou com a expectativa de se tornar campeão e com a ideia de um jogo consciente, com a cabeça no lugar para não fazer nada errado. “Até porque somos amigos e é apenas uma diversão”.


segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Atendimento gratuito de Fonoaudiologia é oferecido pela Unoeste

By On 10:00
Sala espelho, atendimento acontece de um lado
e professores acompanham de outro
Foto: Alessandro Dias
 Alessandro Dias
Daniela Barbosa
Guilherme Miranda
Lucas Cardozo
Vanessa Rojas

Atendimentos na área de saúde sempre são uma preocupação para a população, especialmente para quem não pode pagar. Pensando nisso, a clínica de Fonoaudiologia da Unoeste possibilita atendimento diário nessa especialidade que interfere diretamente no bem estar de adultos e crianças.

Para as crianças, atendimento também
é lúdico
Foto: Alessandro Dias
De acordo com a professora Sandra Lustosa, esse atendimento é livre e isso faz toda a diferença. “Temos nossos alunos que fazem o estágio com o acompanhamento dos professores e atendem desde crianças com alteração de fala e adultos que precisam e nunca tiveram a oportunidade de ter um tratamento adequado, pois temos toda a estrutura para atender as mais variadas faixas etárias, de acordo com cada necessidade”, afirma.

Sala de espera da Clínica de Fonoaudiologia da Unoeste
Foto: Alessandro Dias
Todas as áreas da comunicação humana são avaliadas e é feita uma pré-triagem e o posterior agendamento. “Todo esse atendimento é gratuito e ainda são feitas palestras e orientações em escolas, postos de saúde e hospitais”, explica Lustosa.


Ficou interessado? Procure a clínica de Fonoaudiologia, que fica no bloco H, piso térreo no campus I da Unoeste. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h30 às 18h. Há também atendimento noturno,  das 19h às 22h e aos sábados das 7h30 às 12h.