Digite a busca

sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Afastado de hospitais, Campus 2 oferece atendimento em Ambulatório Médico

By On 10:00
Entrada do Ambulatório da Unoeste
Foto: Dayane de Castro
Dayane de Castro
Giovanna Baumann
Karolayne Lima
Ren
ãn Socostiuc
Marcelo Santos
Marcelo Teixeira

Corredores movimentados, pessoas andando para lá e para cá, pressão para entregar trabalhos, tensão e estresse. Não é fácil quanto parece a vida de estudante universitário. O nervosismo acompanhado de ansiedade, principalmente em épocas próximas de avaliações, muitas vezes acabam migrando da área psicológica para afetar a física.



Para atender às eventuais necessidades de assistência médica aos alunos, a Unoeste implantou o Ambulatório Médico, no qual são realizados atendimentos básicos por estagiários graduandos em Enfermagem, como conta Wabison Junior Fernandes dos Santos, responsável pelo setor das 17h às 22h30.

Foto: Karolayne Lima
“Em casos mais graves, o que dificilmente acontece, chamamos o Samu para encaminhar o paciente até a UPA [Unidade de Pronto Atendimento] mais próxima da casa dele. O encaminhamento para o Hospital Regional [HR] só é feito em época de jogos, quando os alunos sofrem traumas, como um ombro deslocado, por exemplo”, explica.

Além do pronto atendimento, Wabison ressalta que, nos casos mais graves, o ambulatório liga para o aluno ou para a família do mesmo, para saber se o estudante está melhor. “Em situações mais críticas, nós fazemos esse ‘pós-contato’ através do Núcleo de Atendimento ao Estudante, o NAE”, completa.




Para o estudante do 5° termo de Publicidade, Ariel Vieira, mais do que benéfica, é necessária a presença de um ambulatório médico no campus. “É muito prático ter um ambulatório, tendo em vista que o campus é afastado da cidade”, justifica.

Ariel Vieira já utilizou o serviço do ambulatório
Foto: Arquivo Pessoal
Ele diz que já precisou recorrer ao setor. “Já fui duas vezes lá. A primeira, logo após ser construído. Achei muito bom o atendimento, resolveram minha necessidade”.



O ambulatório atende de segunda a sexta, das 7h às 22h30, e no sábado, das 7h20 até as 11h30. A equipe conta com dois socorristas, um técnico de enfermagem e um bombeiro civil.

quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Tem estágio para calouro?

By On 10:00
Isabela (ao fundo) tem como área de interesse o jornalismo esportivo,
motivo que levou a começar estágio em uma webrádio
especializada em assuntos do esporte
Foto: Moisés Peixoto
Clara Dias
Juliane Rígolo
Matheus Honório
Virgínia Faustino
Vinicius Costa

Quando se inicia a faculdade, encontrar um estágio não é uma tarefa fácil. Em busca de aprender na prática o que se vê em sala de aula, os alunos costumam procurar estágios voluntários para desenvolver novas técnicas.

A aluna do segundo termo de Jornalismo, Isabela de Souza, apaixonada pelo mundo esportivo, iniciou estágio na webrádio Esporte Notícia, em que comenta sobre futebol nacional e internacional.

O processo de entrada nem sempre é fácil, mas Isabela é uma prova de que isso é possível. “Não esperava conseguir algo logo no meu segundo termo, mas me deixou muito feliz e é um estágio maravilhoso”, relata.

Surgiu à oportunidade, por meio de um convite da aluna do quarto termo de Jornalismo, Julhia Marqueti, para fazer uma participação no programa. Dias depois, a futura jornalista, foi chamada para integrar a equipe da rádio.

Vindo do dicionário Aurélio, estágio significa: “período durante o qual uma pessoa ou um grupo exerce uma atividade temporária com vista à sua formação ou aperfeiçoamento profissional”.

“Para o futuro desejo me formar e me tornar uma grande profissional”, diz Isabela.

Os calouros podem se inscrever nos estágios internos da Facopp desde o primeiro termo de qualquer curso ofertado pela faculdade (Jornalismo, Publicidade e Fotografia).

O estágio é uma etapa importante no processo de desenvolvimento e aprendizagem do aluno porque promove oportunidades de vivenciar na prática conteúdos acadêmicos.

Se você se interessou e quer fazer estágio, o Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da Unoeste contribui para que os alunos encontrem espaço no mercado de trabalho, além de muitas dicas para facilitar a integração dos ingressantes aos campi em que estão matriculados.

Para mais informações acesse: https://www.unoeste.br/site/nae/

quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Avanço tecnológico em Medicina é abordado no Enepe da Unoeste

By On 15:34
Professor Antônio Dianin ministra palestra sobre robô que auxilia em cirurgias
Foto: Jean Ramos 
Ingrid Tomimitsu
Jean Ramos
Letícia Prieto
Pamela Wruck
Thais Santos
Wellington Costa

Ter um robô em casa é o sonho de muita gente desde o século passado. Já imaginou não precisar fazer todas as tarefas domésticas e deixar a atividade com um? É, isso ainda não acontece, mas no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unoeste (Enepe), já estão discutindo o uso de um robô interagindo com as pessoas.

Sulamita de Oliveira cursa Ciências Contábeis e participou da palestra sobre tecnologia, no auditório Azaléia com as turmas de Design, Engenharia e Contábeis.

Para a jovem, o conhecimento é mais importante por trazer essas novidades. Ela participou da palestra sobre o Robô, ministrada por Antônio Henrique Dianin, criador do R1T1: robô que interage com pessoas e ajuda nas cirurgias.

“É uma semana mais dinâmica, por conhecer novas pessoas, e se unir para compartilhar conhecimento”.  Ela ressalta que amplia o seu campo de visão.

E Enepe já está em sua 22ª edição e representa uma excelente oportunidade para os alunos, que obtém acesso a informações, conhecimentos que no dia a dia da sala de aula não possibilita esse aprofundamento, além de ser um diferencial no mercado de trabalho.

A estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Rafaela Pelegrini Vital, participa do Enepe pela primeira vez.  “O encontro é uma oportunidade muito interessante para quem parte para o lado de pesquisa tanto cientifica quanto de extensão, e permite conhecer pessoas que estão no mesmo caminho, buscando as mesmas coisas”, relata Rafaela.

Serviço

Se interessou? As palestras acontecem nos auditórios da universidade do campus II, nos períodos matutino, vespertino e noturno e vão até o dia 26 de outubro. Mais informações no site da Unoeste.


Hospital Veterinário oferece serviços para animais de Prudente

By On 14:33
A Médica Veterinária Marcela Esteves brinca com um de seus clientes
Foto: Arquivo Pessoal
Giovana Machado
Hayani Gomes
Hingred Gomes
Isabella Satiro

Que o campus II é muito grande e diverso isso muita gente sabe, mas será que em meio a essa área tão verde, todos sabem que possui um Hospital Veterinário e ainda mais, um Canil? Pois é, será sobre isso que o blog Portão 3 vai falar agora.

O Hospital Veterinário da Unoeste trata animais de pequeno e grande portes, oferece serviços gerais como raios-X, exames de sangue, cardiologia, oftalmologia, dermatologia e qualidade humanitária aos animais. Conta também com o apoio de profissionais com especializações diferentes e alunos oferecendo um atendimento de qualidade.  É aberto para atendimento externo, o que contribui com a população.

A médica veterinária Macela Esteves conta que atende “todos os tipos de animais, pequenos como cães e gatos, até grandes animais como cavalos e bois e também animais silvestres”.

Isabella de Oliveira, estudante de Direito, fez uso do hospital recentemente e contou sua experiência. “Olha eu cheguei lá desesperada com meu cachorrinho vomitando. Eles me atenderam na mesma hora que cheguei. Examinaram, medicaram e trataram super bem! Eu fiquei impressionada com a qualidade e carinho dos profissionais”.

Larissa Dourado acredita que sua formação é mais completa no HV
Foto: Arquivo Pessoal
Larissa Dourado, que fez parte do estágio no Hospital Veterinário, acredita que o aprendizado adquirido ali faz toda a diferença em sua formação profissional. “Para a bagagem curricular do aluno oferece uma maior facilidade e diversos setores que podem ser conhecidos de perto através de estágios oferecidos e projetos que podem ser iniciados com temas de pesquisas variados”.

Além dos serviços prestados na área e saúde, o hospital ainda conta com o apoio de um canil, que também se localiza dentro do Campus. Lá eles abrigam animais abandonados, para que encontrem novos donos. “Quem deseja adotar pode se dirigir até o Hospital Veterinário ou ao canil. No HV também temos alguns pacientes para adoção”, explica Marcela.

Por fim ela declara “A minha satisfação é 100%, não me vejo fazendo outra coisa na vida. Sinto-me realizada em saber que posso ajudar com o meu trabalho”.

O Hospital Veterinário é localizado no campus ll da Instituição e funciona das 7h30 às 11h10 e das 13h30 às 17h10 todos os dias. Para mais informações ligue: (18) 3229-2035 ou acesse a página do Facebook.


segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Barbas são tendências nos corredores da faculdade

By On 12:00
Luis Felipe Machado usa barba desde os 16 anos e não pensa em tirar
Foto: Arquivo Pessoal
Giovana Machado
Isabella Satiro
Hayani Gomes
Hingred Gomes

Os diferentes tipos de barbas, estilos e cuidados necessários viraram moda nos corredores da faculdade. É comum encontrar alunos com barbas – grandes, pequenas, bigodes, cavanhaques e até com cortes diferentes. Muito comentado pelos homens, que são preocupados com uma boa aparência, o estilo lumbersexual é a nova tendência masculina, que traz a proposta de diferenciá-los dos outros.

Os lumbersexuais são nada menos que o estilo lenhador. Tiveram origem dos hipsters, e chegaram com força e brutalidade para mudar as referências de estilo masculino. O oposto dos metrossexuais, que tem um estilo mais arrumado e não usam barbas. As características desse estilo são as barbas volumosas, botas, gorros, coques masculinos, camisa xadrez e visual despojado.

O estudante de Ciências da Computação da Unoeste, Luis Felipe Machado, aderiu à barba aos 16 anos, e hoje já esta com 22. “No começo deixei por estilo, curtia muito rock, Heavy Metal, mas hoje é por gostar mesmo. Nos cuidados diários uso shampoo e condicionador. Aí para finalizar passo o óleo para barba”.

Lembrando os lenhadores, que são visualmente bruto e despojado, o lumbersexual tem uma pegada rústica, um estilo para quem vive na cidade. Tendo o seu foco na robustez, masculinidade e conforto.  Foi o que o aluno do 6° termo de Arquitetura, Albéris Lima contou: “Sempre achei que barba dá um ar de maturidade. Comecei a deixar a barba a partir do ensino médio, pois me sentia mais confortável e com isso mudei meu estilo de vestir, adotando uma nova maneira de viver”.


 A tendência de barbas deve ficar cada vez mais forte, conquistando cada vez mais o gosto masculino. Apesar da ideia de “largado”, é um incentivo para aqueles que buscam cuidados estéticos, e querem se sentir bem com imagem refletida no espelho. Uma moda entre os homens que buscam um visual diferente e próprio.