Digite a busca

sexta-feira, 21 de abril de 2017

Estilos marcantes atraem olhares e curiosidade

By On 10:00
Paloma e Giovanna gostam de ter suas marcas no estilo que usam
Foto: Beatriz Moura
Beatriz Moura
Isaias Alves
Júlio Terrengui
Larissa Thieli
Rafael Barbosa
Valdemar Lessa

Cerca de 20 mil alunos estudam na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) e entre eles os visuais são diversos. Alguns estilos chamam a atenção nos corredores. Muitas pessoas fogem do convencional e esses estilos variam de um curso para o outro, como na Zootecnia, onde estuda a aluna Paloma Lira.

Segundo ela, o curso influência muito na maneira de se vestir. “Quando a gente tá no dia de trabalhar no campo é natural que a pessoa vá de bota e como a gente vive praticamente 24 horas usando bota, é normal a gente se vestir nesse estilo e usar camisão pra se prevenir do sol”, conta a aluna.

Paloma também diz que o seu estilo vem de família, passado de geração em geração. “Como meus avós vêm da roça e meus bisavós também são de sítio, é meio que automático e você acaba adotando esse estilo. E sem contar que por um lado é muito vantajoso, é muito legal, eu não me vejo em outro estilo a não ser esse, tomando tereré e ir aos rodeios da vida, é muito bom”, completa.

Ter um estilo de vida diferente também tem o seu lado negativo e muitas vezes o preconceito se torna um problema. Paloma conta que as mulheres que se vestem como ela, no estilo cowgirl, às vezes são descriminadas.

“Algumas pessoas quando uma mulher trajada de bota, nos enxergam como lésbica só pelo fato dela se vestir e andar como se fosse homem. Acham que a gente é cafona, que não sabe se vestir e nos chamam de caipira”, desabafa.

Já no curso de jornalismo, a aluna Giovana Farias adota um estilo totalmente diferente de
Paloma. “Eu gosto sempre de mudar e ser diferente. Adoro quando as pessoas me param na rua para falar do meu cabelo, tatuagens, piercings, eu adoro tudo isso”.

Desde pequena, a aluna era fascinada por cabelos coloridos, piercings e tinha como grande inspiração a apresentadora Mari Moon da MTV. Mesmo com os conflitos dentro de casa por seus pais não aceitarem seu jeito de ser, Giovana manteve o seu estilo. Hoje ela enfrenta o preconceito fora de casa, como na busca por empregos.

“Eu vou sempre buscar trabalhar em lugares que aceitem as pessoas como elas são e que nos dão a liberdade de ser como nós somos até porque o que me faz profissional não é a cor do meu cabelo, nem minhas tatuagens ou os piercings que tenho no rosto e sim meu eu interior. E eu acho que isso não muda o que eu sou de verdade”, diz.

Assim como Giovana, muitos jovens que saem da universidade enfrentam esse problema em qualquer área de trabalho. A busca pela aceitação é constante e a postura das empresas também mudou de uns anos pra cá, estão mais abertas às pessoas em geral, sem restrição de estilos, aparência, gênero e orientação sexual.

quinta-feira, 20 de abril de 2017

Torneio realizado pela FEPP une diversão e solidariedade

By On 17:12


Nathalia  Moura
Deílson Bispo
Fábio Dembisque
Daniellen Campos
Ana Claudia
Adriano Ferreira

Solidariedade. Você quer ajudar alguém e ainda assim ser parte de um grande evento esportivo? Basta se inscrever na segunda edição do Interfepp, um torneio que vai ser realizado, na próxima segunda-feira (24), pela atlética da Faculdade de Engenharia de Presidente Prudente (FEPP), na Unoeste e no Parque de Uso Múltiplo (PUM). Esse torneio é realizado pelos alunos dos cursos de Arquitetura, Design Gráfico, Design de Interiores, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção.

O presidente da atlética Ronan Sarkis diz que o motivo da ação é a solidariedade dos alunos, em prol do próximo. No ato da inscrição o aluno deve fazer a doação de um quilo de alimento não perecível, para validá-la. Assim todas as ações sociais, arrecadação de alimentos, dinheiro para entidades de caridade, como água, leite, entre outros.

Segundo a diretora de esportes da atlética, Renata Mafra, no ano passado a primeira edição do Interfepp teve 16 times de futsal masculino e dois times de futsal feminino, três times de vôlei com oito pessoas e ainda times de tênis de mesa, ao todo cerca de 290 pessoas participaram.

Esse ano, o torneio será disputado em seis modalidades esportivas: Futsal, Voleibol, Handebol, Basquete, Tênis de mesa e Natação nas categorias masculino e feminino. O torneio pode ser disputado por alunos de qualquer termo, na modalidade que ele escolher.

Ao término da competição todos são convidados a ir ao Lar dos Meninos, entidade escolhida, para realizar a doação e participar da Gincana Lúdica. O objetivo é trazer um pouquinho de alegria às crianças que lá estão, com brincadeiras e integração com os malucos da FEPP’’, diz Ronan. Renata afirma que esse ano vai estender às doações para outras instituições.

Além de tudo os jogos realizados pela FEPP promovem uma maior interação entres os alunos dos diversos cursos e, ao mesmo tempo, incentivar a prática esportiva na universidade, promovendo assim um dia de momentos de cidadania, solidariedade e também lazer e curtição ao final do dia.


E aí você gostou da ideia da FEPP? Quer participar ou ajudar nas doações? As inscrições ainda estão abertas, então fique atento ao prazo que será até 20 de abril. É muito fácil, para se inscrever, basta procurar a sala da coordenação da FEPP, que fica no bloco B3, piso 2.