Digite a busca

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Veteranos respondem às perguntas mais frequentes de calouros


Interação entre calouros e veteranos nos corredores da faculdade
Foto: Mariane Pracânica
Isabelle Voltareli
Larissa Oliveira
Mariane Pracânica
Taylane Fernandes
Yuri Kaue Aquinno
Heitor Pedroso

Entrar para a universidade é algo considerado um privilégio para os jovens, uma vez que cerca de 15% dos  brasileiros entre 25 e 34 anos conseguem cursar uma faculdade, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Mas nem tudo são flores. Aliás, quase nada.

Muitas dúvidas, curiosidades e até mesmo anseios rondam a mente dos calouros. Não foi diferente com a estudante de Engenharia Ambiental e Sanitária, Maria Victória da Silva Eduardo. “Meu maior medo era não fazer amigos”.

Os questionamentos vão desde empréstimos de livros, como entrar para as atléticas, programa de estágios e até mesmo sobre impressões. Inclusive, esta última, foi a maior dificuldade de Maria Vitória.

“Até hoje tenho dificuldade com xerox. Estou na fila, chega a minha vez, daí eu tenho que voltar par recarregar meu RA na tesouraria”.


Para quem não sabe, qualquer serviço de impressão na secretaria, é necessário colocar créditos no RA na tesouraria, que fica no piso térreo do bloco B3.

Pensando nas dúvidas mais comuns dos calouros, falamos com alguns veteranos que responderam cada questão.

O que é DP?

Maria Victória tinha curiosidade em conhecer o salgado da faculdade
Foto: Taylane Fernandes
Segundo o estudante do 9° termo de Direito, Lucas Tenório, “DP é um pequeno problema comum na vida da grande maioria dos universitários, ocorre quando não se alcança o mínimo de pontos necessários para aprovação em alguma matéria, que deverá ser feita novamente”.

Ele ainda acrescenta “Não é o fim do mundo, apenas um incômodo a mais para se preocupar”.

Para que servem as atléticas?

Segundo o estudante do 5° termo de Publicidade e Propaganda, Lucas Medeiros, as atléticas buscam tornar o tempo na universidade e a interação entre os estudantes uma experiência única. “Algumas pessoas acham que é só festa e bagunça, mas não é assim. Em uma campanha de doação de sangue, agasalho ou qualquer outra, esse vínculo criado entre os alunos ajuda no desenvolvimento humano e social deles”, afirma.

Ele também conta que as atléticas estão sempre de olho nos estudantes, e convidam os que mais se destacam para fazerem parte, mas para quem tiver interesse, também é fácil. É só entrar em contato com a diretoria, que avaliará a inclusão.

“O importante da atlética é não ser um grupo fechado, mas sim acessível aos estudantes, onde os alunos do primeiro e último termos podem se comunicar tranquilamente. A nova diretoria da Facopp chegou com essa ideia de unir os estudantes de uma vez por todas”, explica Medeiros.

Como funciona o estágio no último ano?

Sobre o estágio, Tenório comenta que “no curso de Direito, o estágio começa no 6º Termo”, e acrescenta “ele é feito uma vez por semana e é totalmente obrigatório”.

Ainda segundo ele, “para quem nunca teve uma experiência prática durante o curso, ou estagiou apenas em órgãos públicos, é uma pequena noção de como é a prática de elaboração de ações feitas por advogados”.

Tem muitos trabalhos?

Segundo a caloura em Psicologia, que já fez dois anos de FIPP, Beatriz Libânio, “nos primeiros termos os professores não costumam passar muito trabalho, dependendo do curso escolhido, mas a partir do momento em que você já tem uma certa experiência de como a faculdade funciona, já começa a aumentar a quantidade”.

O que é repositiva?

Beatriz ainda comenta que “repositiva é a prova que você faz caso falte algum dia durante a semana de provas. Cada curso tem uma maneira diferente de lidar com ela, por isso é sempre bom se informar com a coordenação do seu curso”.

O TCC é muito difícil?

Tenório comenta que “no Direito não é tão difícil, porém não é das melhores experiências, pois se trata apenas de um trabalho muito extenso com algumas exigências (normas da ABNT), mas é uma experiência interessante, é um desafio para quem tem dificuldades de elaborar grandes textos”.

Ficou com alguma dúvida? Pode colocar nos comentários. Mas o melhor é sempre procurar as regras do seu curso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário