Digite a busca

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Entrada na universidade muda hábitos de estudantes

Apaixonado pela aviação, porém optou pela Administração
Foto: Arquivo Pessoal
Giovana Machado
Hayani Gomes
Hingred Gomes
Isabella Satiro

O sonho de todo aluno quando sai do ensino médio é entrar na faculdade, mas o que muitos estranham é como é diferente a vida de um universitário. A rotina muda totalmente dos tempos de colégio, onde conhecem um ambiente novo, novas amizades, novos professores, matérias diferentes, ou seja, um novo olhar para a vida acadêmica.

Independência na faculdade

As diferenças vão desde o ambiente universitário até o sair da sala sem pedir permissão ao professor. Uma das coisas que chamou a atenção do aluno Victor Morais, do 1° termo de Administração, e acabou de concluir seu curso técnico na área da aviação. “É tudo bem diferente daquilo que eu estava acostumado, principalmente nas matérias. Aqui você tem que estudar todas as matérias e todos os dias um pouco em casa pra obter um resultado no final do bimestre. Na faculdade você é muito independente, você permanece na sala ou não. É você quem decide.”

Motivação nos estudos

Natália decidiu mergulhar no que tinha decido para seu futuro
Foto: Arquivo Pessoal
Mas calma! Todos passam por essa fase. “Quando entrei na faculdade tudo foi novo para mim, pois concluí o ensino médio em uma escola pública e por isso não tinha costume de estudar para as provas. Meus amigos foram para rumos diferentes e por isso me sentia muito sozinha, sem contar o meu trabalho, que me deixava muito nervosa. Então comecei a colocar em minha cabeça que eu precisava superar aquilo. Me convenci que estudar era bom e que eu não precisava de ninguém para alcançar meus objetivos profissionais, só de mim mesma. Fiz várias amizades dentro da sala. Hoje estudo além do que eu posso. Muitas vezes quando vejo que estou sem nada para fazer, automaticamente me deparo comigo estudando, pois sei que no final tudo isso valerá a pena”, conta a estudante do 6º termo de Administração, Natália Andreazzi.

Rotina intensa

Rotina no início do semestre atrapalha decisão do curso de Letícia
Foto: Arquivo Pessoal
Muitos alunos passam por dificuldades de adaptação assim que entram na faculdade. Tentam se adaptar de todas as formas, como Letícia Lopes, do 7° termo de Administração. “Em 2014 eu entrei no curso de Engenharia Civil integral, então eu saía de casa muito cedo. Como não moro em Prudente, ficava bem mais difícil. Pegava dois ônibus até a faculdade pra uma aula que começava às 13h e terminava às 17h. Chegava na minha casa só à noite. Minha experiência foi péssima. Era tudo muito diferente do que eu estava acostumada no ensino médio, uma rotina muito diferente pra mim. Então eu desisti na primeira semana, fiquei um semestre parada e ingressei em Administração”.


Mas a experiência e conhecimento que se adquire no primeiro semestre de todos os cursos é essencial para o desenvolvimento pessoal, amadurecimento profissional e crescimento acadêmico. Você aprende a encarar a vida de uma nova maneira, superando seus limites e dificuldades. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário