Digite a busca

segunda-feira, 8 de maio de 2017

Universitários encaram o desafio de conciliar a vida acadêmica com o trabalho

By On 07:00
Estágio e faculdade exigem do dia a dia de Renata
Foto: Guilherme Napoleão
Alessandro Nascimento
Guilherme Napoleão
Igor Gelako
Isabela Rocha
Lucas Ribeiro
Karine Andrade
Maria Fernanda Ferreira

Vida de universitário não é nada fácil. Muitos trabalhos acadêmicos, estudar para as provas e ainda trabalhar pode ser cansativo.

“A correria do dia a dia, o nosso estágio ou trabalho, faz com que a gente muitas vezes  desanime da faculdade, o cansaço e o desânimo toma conta”, diz Renata Della Paz aluna do 3° termo de Administração.

Renata era de Irapuru, veio morar em Presidente Prudente por conta da faculdade e conseguiu um estágio. Ela enfatiza que mesmo com todos os problemas é preciso ter foco nos estudos e força de vontade.

Já Antônio Júnior Teixeira, do curso de Zootecnia, estuda e trabalha. Ele conta que tem dificuldade na hora de conciliar as duas coisas. “Em relação a estudar mesmo trabalhando, tenho que utilizar todo e qualquer tempo livre para estudar. A gente aproveita as horas vagas, a madrugada e qualquer momento que tiver para não ir mal nas matérias”, acrescenta Antônio.

Antônio estuda até na madrugada para acompanhar o curso
Foto: Cedida
A aluna do 3° termo de Direito, Soon Mi Fuentes, veio de Itaporã para Prudente após conseguir  bolsa de estudos. Ela trabalha vendendo paçocas e diz que por conta da correria também acha complicado administrar seu tempo.

“Meu maior estudo é dentro da própria faculdade durante as aulas. Anoto tudo o que os professores falam, eu tento me esforçar bastante dentro da sala, para que aqui fora eu possa me dedicar mais ao trabalho”, conta Soon. A estudante de Direito ainda disse que com o dinheiro que ganha com a venda das paçocas, paga as despesas da república onde mora e também os livros e xerox do curso.

Soon vende paçocas para pagar despesas
com a faculdade
Foto: Maria Fernanda Ferreira
Mesmo com toda a correria na vida desses estudantes, eles sempre encontram tempo para se divertir, descansar e fugir da rotina. É o caso do universitário Antônio. “Meu maior lazer é no sítio onde moro, mas eu tento cantar, e  principalmente pescar. Isso que é o que me alivia a cabeça”, brinca ele.

Já Soon nas horas vagas, prefere passear com as amigas que moram com ela “A gente faz um churrasco em casa mesmo, ou compra pizza, às vezes vou no Parque do Povo aos finais de semana”, afirma.

Mas quando chegam as provas fica ainda mais complicado conciliar a vida acadêmica e pessoal. Os alunos acabam tendo que se desdobrar para dar atenção à família e aos estudos.


Antônio fala que nesse momento é preciso fazer uma escolha. “Precisa ter um equilíbrio, porque chega a semana de provas, chega alguma data que você tem que passar com a família, você escolhe uma das duas e acho que mesmo sabendo a importância da vida acadêmica, eu sempre escolho a minha família, porque o tempo passa e a gente precisa ter uma prioridade”, conclui.