Digite a busca

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Em estudo: TCC de Educação Física investiga tempo de resfriamento corporal para minimizar lesões

By On 17:43
Foto: Saúde e Dieta.com

Adrielle Rozende
Elisama Reis
Maria Júlia Meyer


Você sabia que é possível antecipar a recuperação de uma lesão causada por atividades físicas? Uma das técnicas já muito conhecidas no mundo esportivo chama-se crioterapia, ou seja, fazer o resfriamento de uma parte do corpo para que haja uma recuperação mais rápida do exercício, na exaustação que o organismo sofre durante uma atividade física.

Conseguiu entender? Calma que a gente explica melhor.

O grupo da aluna Kátia Jatobá, do 6° termo da Licenciatura em Educação Física, decidiu abordar o tema no Trabalho de Conclusão de Curso. A técnica não é uma coisa nova, mas o tempo necessário de resfriamento ainda não é algo padronizado.

Kátia Jatobá estuda tempo necessário para minimizar lesões/
Foto: Maria Júlia Meyer
Para o professor Everton Zanuto, orientador do grupo, “a pesquisa das meninas é uma revisão sistemática para conseguir padronizar este tempo e a temperatura da água”.

Kátia explica, que essa técnica consiste em submergir qualquer membro do corpo numa banheira ou qualquer recipiente com gelo, para que haja uma queda brusca da temperatura corporal, o que vai dar uma reação automática da lesão corporal.

A partir disso há um processo de recuperação, e com a crioterapia, pode ser mais rápido do que outras técnicas existentes. “Os jogadores de futebol fazem isso, corridas de longa distância, e os esportes que têm uma tensão muscular muito grande. A recuperação através dessa técnica melhora o desenvolvimento do atleta”, afirma Kátia.

O trabalho está relacionado ao bacharelado, mas a aluna complementa: “A gente queria sair do casual, todos vão trabalhar com processo educacional. Primeiro pensamos no idoso, em como melhorar a atividade física com respaldo nessa técnica, mesmo parecendo agressiva não causa danos fisiológicos”.


E você? Está pesquisando algo interessante? Coloque nos comentários que a gente procura você!

Aulas gratuitas de Zumba agitam manhãs no Campus II

By On 17:43
Aulas fazem parte do projeto de Caio, apaixonado por dança e praticante
de outras danças hpa quatro anos/Foto: Paulo Taroco
Abraão Wyllams
Francisco Alves
Paulo Taroco

As manhãs das segundas e quartas-feiras do Campus II da Unoeste ganharam uma energia extra nesse segundo semestre de 2016. Motivadas pelas cores e ritmos vibrantes da Zumba, alunas da universidade e moradoras dos bairros vizinhos participam das aulas ministradas pelo aluno do quarto termo do bacharelado em Educação Física, Caio Felipe Rodrigues de Lima, e supervisionadas por uma das professoras do curso, Dulce Cintra.

No Campus

Hoje, mais de 40 pessoas – entre alunas de vários cursos e moradoras de bairros vizinhos – estão inscritas nas aulas, que acontecem todas as segundas e quartas-feiras, das 11h10 às 12h10, gratuitamente, no ginásio poliesportivo do Campus.

“Fizemos a divulgação pessoalmente nas salas de aulas para alcançar os alunos da universidade, além de divulgar via internet, visando informar os interessados da comunidade”, destaca o aluno e professor de Zumba.

Alessandra Lima Giraldis, advogada, ex-aluna da Unoeste e moradora do bairro Cidade Universitária, vizinho do local, é uma das alunas da turma. “Já havia feito em academias particulares. Mas o empenho dele nunca vi em nenhum outro professor. Estava parada e por recomendação médica, voltei. Vale a pena, tem sido muito bom, recomendo”, afirma a advogada.

Mais atividades

O curso de Educação Física oferece também aulas de yoga, pilates e dança de salão. Além dessas, estão abertas as inscrições para acroyoga (mistura de exercícios da yoga com movimentos acrobáticos), todas de forma gratuita. Os interessados podem procurar a secretaria do ginásio poliesportivo do Campus II, de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 18h.

O Campus está localizado na rodovia Raposo Tavares, km 572, na Cidade Universitária, o telefone é (18) 3229-2003.