Digite a busca

sexta-feira, 19 de maio de 2017

Guia de sobrevivência para se tornar um veterano de respeito

By On 10:00
Campus II da Unoeste - onde você vai passar, no mínimo, 2 anos
Foto: Unoeste/Edição: Karine Andrade
Alessandro Nascimento
Guilherme Napoleão
Igor Gelako
Isabela Rocha
Lucas Ribeiro
Karine Andrade
Maria Fernanda Ferreira

A faculdade é com certeza uma das melhores épocas da vida. Lá se fazem amigos, encontram-se pessoas especiais, há o amadurecimento social, cultural e profissional. A evolução é nítida, seja em conhecimento ou nas relações interpessoais.

A estudante Mayara Junges, do 1º termo de Agronegócio, conta que no começo foi um pouco complicado. “A ansiedade do primeiro dia, conhecer pessoas novas, fazer amizades, mas depois de algum tempo tudo vai ficando melhor”, desabafa.

Mayara pensava que o curso superior seria “mais fácil e não é. Na realidade é cansativo, ainda mais quando você trabalha e precisa conciliar as duas coisas. Às vezes falta tempo para estudar e você já chega à faculdade cansado, mas se não tiver esforço nada acontece”.

Beatriz registra momentos em sua 1ª Semana de Comunicação
Foto: Guilherme Napoleão
Mesmo estando no começo da jornada acadêmica, ela lembra que a motivação de encarar esse desafio foi o envolvimento na pecuária. “Sempre estou no meio de animais e isso também vai ajudar muito no meu serviço. Quem sabe posso até conseguir um emprego melhor quando terminar o curso”, finaliza.

No caso da estudante Beatriz Aiello, a decisão de cursar Publicidade e Propaganda veio desde a infância. Ela terminou o ensino médio no ano passado e já prestou o vestibular. Na hora da tomada de decisão, chegou a pensar em Agronomia e Nutrição, mas por ser comunicativa, manteve o que sempre sonhou e agora é caloura da Facopp (Faculdade de Comunicação Social da Unoeste).

Participou pela primeira vez da Semana de Comunicação e ressalta que “as palestras para os calouros são motivadoras e que mesmo com os desafios, é preciso dançar conforme a música para realizar seus sonhos”.

Abaixo um guia de como sobreviver e se tornar ‘o veterano que você respeita’:

1° semestre (bixo e bixete): Tudo está sendo lindo e tranquilo. Fique atento! Mantenha a calma e não ache que tudo acaba em festinhas. O dinheiro gasto naquela cervejinha ou naquele open bar vai fazer falta na hora que você precisar imprimir um monte de textos para estudar para as provas. Com cinco reais, você já pode se considerar o rei do centro de cópias.

No 1º termo de Agronegócio, Mayara se divide entre
trabalho e faculdade
Foto: Cedida
 Dica importante: Estude muito! Se abasteça de muita informação. Futuramente irá precisar, principalmente quando as provas chegarem ou apresentações de trabalhos. Tente acumular o maior número de pontos e notas nesse primeiro momento de avaliações. Você não sabe como meio ponto faz falta.

2° semestre: Não pense que você já é veterano e já pode sair por aí se achando o ‘top das galáxias’. Comece a expandir o seu network. Esse lance de panelinhas é coisa de ensino médio. É sério, os jogos vão começar e você vai entender como é bom ter seus ‘contatinhos’. Vá a workshops, palestras e qualquer outro tipo de atividade complementar.

Não se iluda com os ‘crushs’, em cada corredor você vai achar que encontrou o amor da sua vida. Mas, será que você está certo disso? O amor da sua vida está no seu último ano de vida acadêmica e ele se chama TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).

A dica mais importante: Não encare a universidade como você encarou o ensino médio. Não se permita influenciar pelos seus ‘amigos’, que só pensam em curtição. Talvez, você não pense em seguir carreira na área que estuda. Pode ser que seu objetivo ali seja só o diploma, mas pelo menos faça essa vivência valer a pena. Pois muitas pessoas gostariam de estar ocupando a cadeira que você ocupa.

E não se esqueça de que a fila do xerox está esperando por você.


quinta-feira, 18 de maio de 2017

Campus II também é espaço para relaxar

By On 10:00
Campo de Futebol do campus II pode ser reservado para uso
Foto: Victor Gomes
Lilian Ananias
Lays Mareco
Nayene Furmigare
Taina Firmo
Victor Gomes

A rotina de trabalho e estudo é algo que pertence à vida de vários estudantes. A correria e o excesso de afazeres faz com que os universitários entrem em um ritmo frenético e esqueçam-se do mundo ao seu redor.

Quem estuda e está habituado a frequentar o bloco B3 do Campus II diariamente, pode até se esquecer, mas a faculdade vai muito além da sala de aula. A prova clara disto é a estrutura que a universidade oferece, abrange e atinge uma gama enorme de atividades.

Para ser mais específicos, um serviço disponível a qualquer aluno da Unoeste e que muitos desconhecem são os campos de futebol, disponíveis para fomentar a prática esportiva entre os alunos. O objetivo é humanizar essa relação entre o estudante e o ambiente acadêmico gerando assim maior interação entre ambas as partes.

Marcel Marangoni é resposável pelos esportes da Unoeste
Foto: Arquivo Pessoal
Para reservar o local basta entrar em contato com a coordenadoria de esportes da Unoeste de responsabilidade do professor de Educação Física, Marcel Marangoni, no telefone (18) 3229-1137.

“O espaço serve para manter a harmonia e o entretenimento entre os alunos. É um local onde se promove a atividade física e consequentemente qualidade de vida”, ressalta Marcel.


Os campos também fazem parte dos eventos realizados pela faculdade, entre eles, o intercalouros, intercursos e o torneio dos trabalhadores que acontecem todo ano.   

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Alunos de diversos cursos realizam atendimentos que auxiliam na formação profissional

By On 15:59
Caravana da Saúde de Mirandópolis em atendimento ao público

Lilian Ananias
Lays Mareco
Nayene Furmigare
Taina Firmo
Victor Gomes


Ei, aluno da Unoeste, você conhece o programa Mutirão de Saúde e Cidadania? Ainda não? Então acompanhe esta matéria que você vai descobrir. É um programa que consiste em prestar serviço para a população da região de Presidente Prudente, como: exames, cirurgias, consultas, palestras e aulas. Tem como parcerias empresas no ramo da saúde, educação, cidadania e lazer.
Só neste ano de 2017 a pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária da Unoeste programou cinco mutirões, conhecidos também como Caravanas da Saúde (nome dado quando é feito a parceria com a associação comercial de Prudente). As duas primeiras do ano já foram realizadas nos municípios de Mirandópolis e Narandiba.
Estas caravanas são formadas por alunos de vários cursos e professores que os auxiliam na prestação desses serviços.
A coordenadora de ações extensivas gerais da pró-reitoria, Cidinha Martinez, explica o funcionamento das visitas: “Dependemos da demanda dos municípios. É feito um acordo que a pró-reitoria define com cada curso, a cota de alunos que devem ir. Acontece pelo menos uma vez por mês”.
No sábado (20/05) o curso de Pedagogia será o próximo a participar da caravana em Murutinga do Sul. Não é a primeira vez que o curso participa desta ação, as alunas do quarto termo de Pedagogia, Solange Julião e Talita Miguel Bonatti, contam a experiência vivida no ano passado em um dos mutirões.
“É fora da realidade o que vi, eram crianças bem carentes e o mais surpreendente é que ficaram tão felizes”, diz Talita. “Auxiliamos as crianças nos brinquedos, elas pintavam alguns desenhos e nós colocávamos no mural, coisas simples, mas que para elas traziam satisfação”, completa Solange.
Cidinha Martinez explica que esta ação pode ser uma forma de desenvolver na prática o que elas aprendem na teoria e, que este projeto, além de beneficiar a população, também serve para trazer conhecimento profissional e pessoal para os alunos.