Digite a busca

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Em estudo: TCC de Educação Física investiga tempo de resfriamento corporal para minimizar lesões

Foto: Saúde e Dieta.com

Adrielle Rozende
Elisama Reis
Maria Júlia Meyer


Você sabia que é possível antecipar a recuperação de uma lesão causada por atividades físicas? Uma das técnicas já muito conhecidas no mundo esportivo chama-se crioterapia, ou seja, fazer o resfriamento de uma parte do corpo para que haja uma recuperação mais rápida do exercício, na exaustação que o organismo sofre durante uma atividade física.

Conseguiu entender? Calma que a gente explica melhor.

O grupo da aluna Kátia Jatobá, do 6° termo da Licenciatura em Educação Física, decidiu abordar o tema no Trabalho de Conclusão de Curso. A técnica não é uma coisa nova, mas o tempo necessário de resfriamento ainda não é algo padronizado.

Kátia Jatobá estuda tempo necessário para minimizar lesões/
Foto: Maria Júlia Meyer
Para o professor Everton Zanuto, orientador do grupo, “a pesquisa das meninas é uma revisão sistemática para conseguir padronizar este tempo e a temperatura da água”.

Kátia explica, que essa técnica consiste em submergir qualquer membro do corpo numa banheira ou qualquer recipiente com gelo, para que haja uma queda brusca da temperatura corporal, o que vai dar uma reação automática da lesão corporal.

A partir disso há um processo de recuperação, e com a crioterapia, pode ser mais rápido do que outras técnicas existentes. “Os jogadores de futebol fazem isso, corridas de longa distância, e os esportes que têm uma tensão muscular muito grande. A recuperação através dessa técnica melhora o desenvolvimento do atleta”, afirma Kátia.

O trabalho está relacionado ao bacharelado, mas a aluna complementa: “A gente queria sair do casual, todos vão trabalhar com processo educacional. Primeiro pensamos no idoso, em como melhorar a atividade física com respaldo nessa técnica, mesmo parecendo agressiva não causa danos fisiológicos”.


E você? Está pesquisando algo interessante? Coloque nos comentários que a gente procura você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário