Digite a busca

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Conciliar trabalho e estudo é dilema de universitários

Rita segue direto do trabalho para faculdade, são mais de 12 horas fora de casa
Foto: Alisson Negrini
Alisson Negrini
Guilherme Galego
Rafael Moreira

Encontrar estudantes ainda com o uniforme do local de trabalho é algo comum nos corredores da universidade. A rotina daqueles que acordam cedo para trabalhar e, do serviço saem direto para enfrentar mais uma noite de aulas, é exaustiva. Os finais de semanas se tornam o único tempo livre.

Rita Oliveira, aluna do 2° termo de Direito, começa bem cedo com as atividades do dia. Às 6h da manhã já organiza a mochila com os cadernos da faculdade, mas o destino é o trabalho. Depois de oito horas de trabalho, vai direto para a faculdade.

“Trabalhar e estudar nunca foi fácil. Eu já entrei na faculdade com um emprego, tive que aprender na marra. O principal desafio é o cansaço e o sono”, explica a universitária.

O equilíbrio entre a rotina do trabalho e as tarefas das disciplinas é fundamental para quem decide levar a vida de “gente grande” a sério e ter o tão sonhado diploma no fim do curso.

Saúde

Antes de tudo, o rendimento do aluno tem que ser levado em consideração. Quando a rotina começar a dificultar as coisas tanto no emprego quanto nos estudos, é preciso parar e agir para não ter problemas. Em momentos como este, receber apoio profissional é primordial. Justamente para atender essa demanda, a Pró-Reitoria Acadêmica propôs o apoio especializado a estudantes e professores, por meio do Núcleo Institucional de Desenvolvimento Pedagógico (Nidep).

Os atendimentos do Serviço Universitário de Apoio Psicopedagógico (SUAPp) ocorrem nos campi I e II, sendo realizado com agendamento, que pode ser feito de forma on-line no espaço “Informações Acadêmicas” no site da universidade.

O trabalho efetivo deste serviço é realizado com a finalidade de assegurar a qualidade do ensino.


No campus II, o atendimento dos serviços ocorre na sala 200H, no piso 2 do bloco B3

Nenhum comentário:

Postar um comentário