Digite a busca

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Com estágio na área, estudante de Contábeis, se muda a Prudente e consegue sua independência


 Sarah divide a rotina entre estudar e trabalhar longe de casa Foto: Sandra Prata

Brenda de Oliveira
João Martins
Michelle Santos
Regina Santos
Sandra Prata
Thais Vizari

A vida é cheia de mudanças, umas boas, outras ruins, mas todas ensinam de alguma forma. Na vida de Sarah Albino não é diferente. A estudante do 5° termo de Ciências Contábeis já passou por algumas dessas experiências e conta que o segredo é ter disciplina, coragem e persistência.

A primeira mudança radical na vida de Sarah foi uma escolha. No terceiro semestre da graduação surgiu uma oportunidade: deixar o conforto de casa em Sagres (SP) e migrar para Presidente Prudente para morar com outras quatro meninas em busca da chance de fazer estágio, pagar as próprias contas e iniciar no mercado de trabalho.

A estudante, que fazia uma rotina diária de 72 km de ônibus da faculdade até sua cidade natal, conversou com os pais e decidiu encarar a nova etapa. Segundo ela, a escolha se deu pelo fato de que conhecia muito da teoria da profissão que estudava, mas muito pouco da prática.

"Na vivência você passa por situações que nunca imaginaria. Coisas que existem na prática, mas na faculdade nem falam tanto. Isso é importante e eu sentia essa necessidade de aprender, então criei coragem e fui", explica.

O segundo choque

Após nove meses no primeiro estágio Sarah recebeu o segundo choque de realidade, a possibilidade de precisar deixar tudo para trás e voltar para a casa da mãe após perder o estágio.

“Fiquei com medo de regredir e voltar a depender 100% da minha mãe, perder tudo que conquistei”, conta.

Apesar disso, a estudante ressalta que uma das coisas que mais sente falta de casa é a rotina tranquila e tempo para poder descansar, porém não abriria mão da independência que conquistou.

"Prefiro mil vezes ser independente. Tenho minha forma de me organizar, sei o que eu posso gastar e o que eu não posso. Antes eu não tinha uma organização da própria vida, agora eu tenho", frisa.

Sarah conta que os 11 meses em que está longe de casa serviram para muito aprendizado, mas principalmente amadurecimento pessoal. A cidade que é relativamente maior que seu município de origem trouxe a possibilidade da estudante "se virar sozinha".

"A faculdade é um divisor de águas, depois que sair você vai ter que ser independente, aí você vai vendo como é a vida", relata.

Estabilidade de volta

Com um novo estágio (que conseguiu um dia após perder o anterior) e podendo manter seus estudos fora de casa novamente, a estudante conta que apesar de pagar seu aluguel e suas próprias contas ainda recebe ajuda da mãe com o transporte que pega aos fins de semana para visitá-la.

Sarah ainda admite que é relativamente nova para ser independente, por isso, aconselha aos jovens que estão em busca desse espaço na própria vida a não desistirem no primeiro obstáculo. "Muitas vezes você passa por coisas que pensa ‘nossa queria minha casa’ e pensa em desistir, mas não pode desistir de primeira", finaliza.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário