Digite a busca

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Aos 53 anos, professora aposentada volta à rotina universitária

"Eu sempre tive muita curiosidade em conhecer, resolvi fazer
e está dando tudo certo.”
Foto: Wellington Camuci
André Silva
Daniel Linares
Jaqueline Piva
Luana Mariano
Wellington Camuci

O que você faria se trabalhasse por anos como professor e se aposentasse? Você iria somente descansar? Se a sua resposta foi essa, você precisa conhecer esta história.

Marli Roque Marinheiro Araújo tem 53 anos, está fazendo sua segunda faculdade, cursando o 8º termo de Psicologia. Ela viaja todos os dias de Mirante do Paranapanema para ir à universidade.

Antes de se aposentar, Marli era professora de História nos ensinos fundamental e médio. A agora universitária diz que sempre gostou de estudar e que com a aproximação da aposentadoria, iria ficar sem fazer nada. Foi então que  resolveu se ocupar com alguma coisa.

“Sempre quis ler, ter muito conhecimento, então resolvi fazer novamente para não ficar parada e também porque eu gosto da área. Eu sempre tive muita curiosidade em conhecer e resolvi fazer e está dando tudo certo.”

Em comparação com a vida acadêmica em sua primeira experiência e a de agora, há algumas diferenças, como em questão de trabalhos e estágios. “Na minha primeira licenciatura era muito teórica, não tinha muita prática. Era aula expositiva e o estágio mesmo. Agora, a faculdade é mais dinâmica, tem os trabalhos online, tem os estágios, você aprende fazendo, aprende na prática.”

Família

Com a mudança de rotina, Marli teve que se ajustar com as disponibilidades de tempo e isso refletiu em sua família. “Depois do 4º, 5º termo, aí começam os estágios, as atividades práticas, e você tem que disponibilizar seu tempo, tem que se adequar.”

O marido estranhou muito no começo, não queria que ela voltasse a estudar, mas com o passar do tempo, passou a apoiar e incentivar. Os três filhos também se surpreenderam com a decisão da mãe.

“Meus filhos falam que eu sou meio maluca, que é loucura voltar a estudar na idade que estou, porque eles são jovens, eles não vêem o conhecimento da mesma forma que eu. Eu sonho muito, eles não entendem muito bem, mas aceitam também.”

Futuro

Além do atual curso e do anterior, Marli vê a possibilidade de fazer outros cursos no futuro, inclusive uma pós-graduação, para se especializar em uma área. “Eu vivo um dia de cada vez, então quando eu terminar, se pintar curiosidade, tiver vontade e a disposição para fazer, eu estou disposta sim.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário