Digite a busca

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Administrar as contas é maior desafio de quem vem de fora

De Toledo para Presidente Prudente, estudante não pretende voltarvi
Abraão Wyllams                                       
Francisco Alves
Paulo Taroco

Presidente Prudente, como muitos denominam, é de fato o que podemos chamar de “Cidade Universitária”. Isso porque a população estudantil que reside ou passa por aqui todos os dias é o verdadeiro motor que rege todo o funcionamento da cidade.

Esses jovens muitas vezes não nasceram aqui, e vem de outras regiões, próximas ou distantes do Brasil, para estudar.

Os mais comuns são aqueles que moravam em cidades menores e se mudaram para cá, sozinhos ou com amigos, para concluir a graduação.

O estudante Thiago Mello, de 22 anos, que faz Ciência da Computação, mora em Prudente há dois anos por conta da faculdade. Ele é de Toledo, no interior do estado do Paraná.

Volta para casa todo o fim de semana, mas garante: “Não é só pela saudade”. Segundo ele, além da família, também tem compromissos na cidade nos finais de semana, como aula de artes marciais aos domingos.

Quando o assunto é o gosto por morar em Prudente, Thiago é direto: “Acredito que, em termos de profissão, aqui seja melhor. Gosto bastante daqui. A cidade é segura e tranquila. Um verdadeiro ambiente universitário”.

O maior receio do estudante em morar sozinho, foi não conseguir administrar seu dinheiro, “porque antes eu não me preocupava com problemas como compras, contas e transporte, e então, não sabia o trabalho que isso dava”.

Voltar a morar em Toledo não faz parte de seus planos. “Quero me formar em Prudente e adquirir a maior experiência possível. Depois quero ir para algum centro maior, estudar mais e permanecer por lá. Não me vejo voltando para Toledo, nem pretendo ficar aqui”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário