Digite a busca

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Aulas práticas de agrárias contam com diversidade de animais

Animais que vivem no Campus II são usados nos cursos de agrárias
Fotos: Elisama Reis

Adrielle RozendeElisama Reis 
Maria Júlia Meyer  

Ficou curioso em saber o porquê desses animais morarem na universidade? Durante a graduação dos cursos de Ciências Agrárias, os alunos desenvolvem várias atividades. A prática da profissão é vivenciada desde o início do curso. Os estudantes fazem estágios que permitem aprender técnicas de produção, clínica, cirurgia e reprodução em diferentes animais. 

O Centro Zootécnico possui os setores de piscicultura, bovinocultura de leite, ovinocultura, avicultura, suinocultura e criação de avestruz. Cada setor tem um professor responsável.  

A coordenadora do curso de Zootecnia e responsável pelo Centro Zootécnico, Ana Cláudia Ambiel, diz que a vantagem é por estarem dentro do campus II para que os alunos tenham aulas teóricas e complementem com a prática. “Os alunos acompanham as atividades de uma forma rotineira”, afirma.  

aluna Maria Clara da Silva Lopes, do 4º termo de Zootecnia diz que ainda não está na parte prática, mas que está animada. “Uma vez vim ajudar uma amiga a fazer a análise do solo. Estou esperando a prática.” 

O Centro Zootécnico da Faculdade de Ciências Agrárias atende os cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronegócio. A visitação do Centro é aberta ao público, porém não é permitida a entrada no local onde vivem os animais. 

Conheça os animais que moram no Campus 

Avestruz - É uma ave que não voa e tem a África como local de origem, é considerado a maior espécie de ave viva. 

Jabuti - Existem mais de 40 espécies de jabutis ao redor do mundo, porém aqui no Brasil  somente duas espécies, jabuti-piranga e jabuti-tinga, que possui coloração em tons de amarelo. 

Porco - O porco é uma evolução do javali, que foi domesticado pelo homem há milhares de anos e pode viver de 15 a 20 anos. 

Ovelha - Um estudo realizado na universidade de Bristol (localizada na Inglaterra) identificou que as ovelhas expressam emoções de forma visível, quando estressadas, por exemplo, mostram sinais de depressão, da mesma forma que os seres humanos. 

Macaco-Prego É encontrado naAmérica do Sul, principalmente nas florestas tropicais e pode chegar aos 40 anos de idade.  

Cavalo - Os cavalos geralmente se alimentam de grama ou pequenos arbustos sendo que comem também rações industriais. Esse animal pode pesar até 400 quilos. 

No campus ainda vivem animais que acostumados a ver no dia a dia como boi, galinha e galo.  


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário