Digite a busca

quarta-feira, 23 de novembro de 2016

No dia do músico, térreo do Campus ll é palco de show com luzes

Estudantes de Música se apresentam no campus 2
Fotos: Elisama Reis
Maria Júlia Meyer
Elisama Reis
Adrielle Rozende

Iluminação personalizada, ritmo de festa, público animado e muita paixão envolvida. Foi assim que os alunos do curso de Música da Unoeste tocaram ontem (22/11), no térreo da universidade, em comemoração ao Dia do Músico. Tim Maia, Chico Buarque e Raul Seixas foram alguns hits que embalaram a hora do intervalo do turno da noite no Campus.

A iniciativa de tocar para o público vem da própria exigência do curso, cuja disciplina responsável por esta organização, chama-se Prática de Conjunto, onde cada aluno toca seu instrumento. O professor que ministra a disciplina, escolhe o repertório, juntamente com os alunos, e os horários desta aula são disponíveis para ensaios. Os alunos que fazem essa prática são do quinto e sexto termos, que são os últimos semestres do curso.

Desde semana passada estão ocorrendo apresentações neste local. As datas e os alunos selecionados para apresentações ficam encarregados pela coordenação do curso.

“O principal objetivo aqui é a mistura de cultura. Nós acabamos de tocar um rock, um MPB, agora o pessoal está tocando um samba, daqui a pouco entra um erudito. Então, acho que o principal objetivo é mostrar a diversidade da música brasileira e mundial”, diz o aluno do quinto termo, baterista do conjunto de ontem, Silvio Ricardo Alves. Ele conta que toca bateria há 12 anos.

Ricardo diz que os músicos precisam de união e que a música faz parte da cultura nacional. “A gente precisa mostrar que isso é nosso, que ainda existe música boa nesse país”.

As apresentações também são uma oportunidade de mostrar àqueles que nunca prestigiaram um flautista, saxofonista ou um pianista tocar. O conhecimento é para todos.

A  coordenadora do projeto, Maria Claudia Chizzolini, destaca a importância dele para os alunos e diz que se sente orgulhosa em vê-los tocar no Dia do Músico. “A necessidade do músico é apresentar, então estamos aproveitando a semana da música, porque a gente quer que as pessoas conheçam o trabalho que é oferecido por esse curso. É gratificante. O resultado é positivo e eu estou satisfeita”.

O curso de música da Unoeste disponibiliza instrumentos para os alunos. Piano, teclado, bateria, entre outros, podendo também, o aluno, levar o seu próprio, quando achar necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário