Digite a busca

sexta-feira, 5 de maio de 2017

Acervo educacional reúne fauna, flora e ecologia no Campus II

Fotos - Cedidas

Adriano Ferreira
Ana Leal
Daniellen Campos
Deílson Bispo
Fábio Dembisque
Nathalia Moura

Você quer conhecer um local divertido, interessante e completamente envolvente? Se você deseja conhecer esse ambiente, mas ainda não sabe como, então nós iremos te mostrar nesse post.

Esse local é o Acervo Educacional de Ciências Naturais (Aecin). É isso mesmo! Ele existe e está bem perto de você, aqui, no Campus 2.

Atualmente o acervo conta com 18 coleções que compõem a sua exposição permanente, com um total aproximado de 6.500 itens para visitação do público em geral.

Foi criado pela Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação (Faclepp) com o intuito de fomentar a prática educativa utilizando-se do tripé ensino-pesquisa-extensão. E iniciou suas atividades, aqui no campus 2, em 30 de abril de 2008.

O Aecin está a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento. Protege e valoriza o meio ambiente da comunidade em que se insere, defendendo a preservação e conservação ambiental.

 Lá, você vai poder conhecer os animais taxidermizados, rochas, minerais e fósseis.

Práticas educacionais

De acordo com a Assessoria para Relações Interinstitucionais, foram registradas cerca de 5.200 visitas desde a criação do Aecin até o mês de abril de 2017, com predominância de escolas da rede pública e particular, de ensino fundamental e médio.

O ambiente estimula nesses alunos a busca pelo conhecimento nas áreas de estudo da fauna, flora, ecologia, geociências e arqueologia da região. 

As atividades oferecidas variam entre a exposição permanente, exposições itinerantes, palestras, cursos, visitas interativas e aulas práticas e uma exposição para deficientes visuais, onde as peças podem ser manuseadas pelos visitantes.
 
Oferece ainda vagas para monitoria e estágio supervisionado para alunos dos cursos de: Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), Engenharia Ambiental, História, Geografia, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, e pós-graduação, entre outros.


Você sabia?

A imagem do Nautilus foi escolhida para logo do Aecin porque mostra a evolução do conhecimento, no qual os segmentos do corpo do animal representam os diferentes graus de esclarecimento nos variados e interligados ramos da Ciência Natural.

Os nautilóides (Nautilidae) são cefalópodes marinhos arcaicos, muito abundantes no Período Paleozóico, existindo um gênero vivo - o náutilo - que vive no sudoeste do Oceano Pacífico.

E olha que bacana, pessoal! 

A estudante, Débora Alves, do 3° termo de Medicina Veterinária, diz que acha importante porque acaba aprendendo não só na teoria, mas também na prática. Facilita muito o entendimento de várias disciplinas e, além das aulas, tem a oportunidade de estagiar nos laboratórios e nos ambientes que a faculdade proporciona.

Então, fique ligado!

Pois o Aecin desenvolve trabalhos com o auxílio de alunos de graduação e pós-graduação, na qualidade de monitores, com o objetivo de capacitar o acadêmico para a licenciatura e a pesquisa, além de propiciar monitorias em visitas agendadas, pesquisas para realização de exposições temáticas e monitorias em exposições itinerantes.

Como vocês puderam perceber, o Aecin é um ambiente que contribui com a formação acadêmica dos alunos e com a formação de cidadãos preocupados com a questão ambiental.


Entre em contato!

Para conhecer o Aecin, estudantes e membros da comunidade estudantil de Presidente Prudente e região podem entrar em contato com a Pró-Reitoria de Extensão e Ação Comunitária (Proext), para agendar visitas através do e-mail: aecin@unoeste.br ou pelos telefones (18) 3229-3204 ou 3229-3288.



Nenhum comentário:

Postar um comentário