Digite a busca

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

Feira de Profissões da Unoeste recebe estudantes da região

Mais de 50 estandes movimentam a feira de profissões 
com oficinas disponíveis ao público
Foto: Ector Gervasoni
Clara Dias
Juliane Rígolo
Matheus Honório
Virgínia Faustino
Vinicius Costa

Uma das escolhas mais importantes na vida acontece no ensino médio, onde os jovens decidem a área profissional. Já imaginou ter reunido em um único espaço informações sobre todas as áreas do conhecimento para ajudar na sua decisão? A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) realiza a Feira de Profissões, com o objetivo de orientar e auxiliar os alunos na escolha da profissão, de acordo com cada perfil.

A Feira está acontecendo esta semana (de 18 a 22/09), no Campus II, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h. O evento oferece mais de 50 estandes de cursos de graduação, além de oficinas aos participantes.

Encantado pelas artes visuais o aluno Luiz Augusto
buscou realizar experiências na feira de profissões
Foto: Juliane Rígolo

O curso de graduação em Artes buscou uma forma diferente de atrair os estudantes, com o uso do torno para fazer cerâmico, uma referência ao filme Ghost: Do Outro lado da Vida. “A gente queria algo atrativo, que todo mundo gostasse de fazer, que fosse diferente”, explica a professora Denise Pena Quintanilha, coordenadora do curso.

Luís Augusto Paz Araújo dos Santos, estudante da escola IE Fernando Costa, de Presidente Prudente, pretende seguir nessa área e participou da experiência. Ele levou para casa o vaso que produziu. “Foi bem legal, é muito legal, já tinha visto o curso no site, vi e fui fazer”, comenta.

Cada área de atuação seja humanas, biológicas ou exatas, oferecidas pela universidade, procura demonstrar aos alunos os cursos da melhor maneira possível. Os jovens interagem por demonstração, participação e prática.

Como a Psicologia, que oferece orientação profissional gratuita. De acordo com o professor Lucas Alvares, esse encaminhamento ajuda o estudante na escolha da futura área de atuação. “O objetivo é aproximar os jovens de algumas aptidões e ajudar na identificação do que eles já possuem, contribuindo assim um pouco em sua ampliação e visão da área de atuação”, explica.

Papel da escola
A feira de profissões é um atrativo para alunos do ensino médio 
que procuram se identificar em qual curso seguir na faculdade
Foto: Juliane Rígolo

As escolas direcionam os estudantes na escolha da profissão. 

Para professora de Educação Física, Zileide Cocato, da Escola Miguel Omar Barreto, de Presidente Prudente: “o intuito em trazê-los é para eles conhecerem, tirarem dúvidas, verem o campo de atuação, ou seja, para descobrirem o que querem realmente”.

Os alunos visitantes são do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. O foco principalmente é nos alunos do primeiro e segundo ano por ainda terem dúvida nas profissões.

“Vir à feira é muito importante, é um grande incentivo para eles. Às vezes, eles estão na dúvida, não conhecem direito. De repente querem fazer um curso, mas não tem informação. Nada melhor do que a feira para mostrar o que é cada curso, profissão”, finaliza Cocato.

Na visão deles

O aluno do segundo ano do ensino médio Eduardo Castro Almeida, tem seu foco nas profissões ligadas a área de saúde. “Psicologia e Biomedicina foram os estandes que mais me chamaram atenção. Eu já estava interessado nesses dois cursos. E ao ir lá, acabei me interessando ainda mais pelas duas. Estou em dúvida entre elas”, fala Almeida.

“É legal de vir, porque a maioria da minha sala estava em dúvida sobre profissão e aqui é mais uma forma de ajudá-la a focar, ver o que elas querem mesmo”, finaliza Almeida sobre a importância da Feira de Profissões.

Eduarda Dalava de Sousa, do segundo ano do ensino médio, se interessou pela área da tecnologia. “Gostei de Ciência da Computação e de Design. Estou em dúvida também. Eu já tinha interesse nelas antes de vir. Já vi, fui em outra feira de outra faculdade e tinha gostado de computação. Aqui também me interessei por Design.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário