Digite a busca

sábado, 17 de março de 2018

Prática de desenho tem início no 1º termo de Arquitetura e Urbanismo

O aluno do 1º termo de Arquitetura, Rafael, diz que já fez cerca de 15 desenhos em menos de dois meses
Foto: Thais Vizari

Brenda de Oliveira
João Martins
Michelle Santos
Regina Santos
Sandra Prata
Thais Vizari

Saber desenhar é uma das habilidades mais importantes para um arquiteto, mas como é desenvolvida a afinidade com a técnica? O primeiro contato dos alunos do 1° termo de Arquitetura e Urbanismo com traços é por meio da disciplina Desenho de Observação ministrada pela professora Luli Hata. Segundo ela, a matéria tem o intuito de promover uma evolução não apenas na ilustração, mas, principalmente, na forma de observar o mundo.

Com uma aula totalmente prática e trabalhos semanais, Luli observa o rendimento de cada um dos alunos por meio de dois portfólios: um bimestral e outro semestral. Cada um deles contém todos os trabalhos realizados por cada calouro durante o período.

De acordo com a docente, é gratificante quando os próprios alunos observam as mudanças nos desenhos desde início das aulas até o fim do termo.

O objetivo, segundo Luli, é mais que aperfeiçoar a capacidade de observação, é induzir a noção de profundidade dos futuros arquitetos. “Nós vivemos em um mundo de imagens, mas mal prestamos atenção, mal observamos”.

Além disso, ela ressalta que muitas pessoas desenham a partir de fotografias e isso, a longo prazo, gera um ciclo de desenhos que não tem dimensões de espaços e profundidades.

“Ouço relatos de alunos que passaram a enxergar melhor, o objetivo é esse, não é fazer apenas uma representação, é o olhar, entender as diferentes proporções”, conta Luli.

O processo de desenvolvimento da técnica passa por diversas fases com a finalidade de refinar a expressão e fazer com que os alunos sintam um objeto e consigam passar essa sensação para o papel.

O calouro Rafael Shigekazu conta que está treinando a produção de desenhos de observação desde a segunda semana de aula. “Todo mundo tem apenas um minuto para desenhar, eu gosto, no total já fiz uns 15 desenhos desde o começo do semestre”.

Já a veterana do 5° termo, Lorena Vitorino ressalta a importância da matéria para quem chega no curso sem saber desenhar, como no seu caso. “Foi nessa matéria que a gente aprendeu tudo, é a base”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário