Digite a busca

terça-feira, 15 de maio de 2018

Treinamento de defesa pessoal na universidade amplia capacitação dos vigilantes



Cerca de 20 vigilantes se reúnem aos sábados para treinarem defesa pessoal (Foto: Evandro Marques)
Adriano Batista
Evandro Marques
Lucas Diamante

Aprender e de preferência nunca ter que usar. É assim que funciona a filosofia dos vigilantes que treinam defesa pessoal no Campus II da Unoeste. Pensando na segurança do público, eles se reúnem semanalmente para praticar artes marciais com o instrutor faixa preta em Jiu Jitsu, Ederson Fonseca.

Mesmo não sendo obrigatório para os vigias, o mestre recebe cerca de 20 alunos dos três campi todos os sábados no ginásio de esportes da universidade. Lá eles aprendem técnicas de imobilização e golpes específicos de artes marciais, com base em situações reais que podem acontecer na rotina de trabalho.
  
O curso de Defesa Pessoal foi uma sugestão do chefe do Departamento de Segurança da instituição, Major Edson Torchi, com a intenção preparar os seguranças para qualquer tipo de agressão ou situação de risco, uma ideia aprovada por 90% dos vigias.

“No treinamento de Defesa Pessoal, a primeira coisa que tem é o lado psicológico, se eu sei agir, eu tenho uma confiança maior. Em um caso de agressão, só da conduta dos vigilantes se mostrarem preparados, já evita a pessoa de agredi-los”, explica o Major. 

Confira detalhes do treinamento dos vigilantes realizados no último sábado (12).



SITUAÇÕES PERIGOSAS

Há dois anos no departamento de segurança, o Major Torchi conta que um caso grave na universidade não envolveu o conflito entre duas pessoas, mas sim um ataque psicótico de um aluno. Na situação, o jovem estava lesando o próprio corpo ao bater com a cabeça em um banco de concreto. Neste caso, dois seguranças foram necessários para conter o estudante, que ofereceu resistência. Os vigias utilizaram técnicas de imobilização para preservar a integridade do aluno.

Outro caso aconteceu em setembro de 2017 durante um assalto envolvendo dois homens que renderam o vigia que trabalhava na entrada do portão 2 da instituição.

Veja as imagens do momento do assalto e o que o instrutor dos vigias disse sobre o caso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário