Digite a busca

terça-feira, 28 de março de 2017

Expectativa X Realidade: Estudantes contam o que imaginavam da faculdade e como ela é de fato

Wellerson achava que teria mais tempo
livre e só ia fazer criação na Publicidade,
mas logo viu que sem teoria não tem prática
Foto: Tainá Firmo

Lays Mareco
Lilian Silva
Nayene Furmigare
Tainá Firmo
Victor Gomes

Todos os anos no Brasil, milhões de jovens fazem matrícula em alguma instituição de ensino superior. Com ela vem o famoso ritual do trote, uma grande bagunça que pode ser uma brincadeira com tinta, farinha e ovo. Não há calouro que não tenha que encarar, pela primeira vez, a sua faculdade e seus veteranos.

O estudante recém-chegado do ensino médio, depois de tanto tempo estudando em horários rígidos e com atividades impostas, chega à faculdade e ganha autonomia num universo muito mais amplo.

“Cheguei achando que realmente teria mais flexibilidade nessa questão de horário. Mas os professores são rígidos mesmo”, diz Wellerson Acorse Nunes, de 18 anos, estudante do 2º termo de Publicidade e Propaganda.

“O pior foi quando cheguei lá e me deparei com tantas teorias. Eu achava que o curso era pura criação e fotografias, mas isso foi no início. Agora estamos começando a ter as tão esperadas aulas práticas”, completa o estudante.
Larissa se encantou pela prática do curso de Design
Gráfico; para ela, é muito bom fazer o que gosta
Foto: Lays Mareco

A afinidade com a profissão pode aumentar ou se transformar em grande decepção. Em algumas situações, a dúvida aparece no 1º termo do curso, mas nem sempre é assim.

Thaynara Alves Silva Faria, estudante de 18 anos que está no 1º termo de Arquitetura e Urbanismo, conta que ainda está passando por esse processo de adaptação e que muitas coisas que ela imaginava ser, não são.

Eu imaginava que teriam conteúdos complicados, mas não esperava que fossem ter estes tipos de desenhos logo no começo. Na escola pública eu não estava acostumada com tantos trabalhos, ainda estou me adaptando com a falta de tempo e o excesso de atividades”, diz a futura arquiteta.

“Outro imprevisto que me pegou de surpresa, foram os preços dos materiais”, ela conta que nunca pensou que eles fossem tão caros e que teria que gastar tanto com o curso.

Para Larissa Aparecida Sales Ramalho, de 21 anos e estudante do 1º termo de Design Gráfico, o curso é o que sempre sonhou. “Eu pensava que o curso seria dificultoso e acertei, pois a parte prática: Desenho Artístico e de Observação e Desenho Técnico não é nada fácil, porém é motivante, uma vez que preciso dar uma atenção maior e dedicar-me mais para alcançar o objetivo proposto”, explica. “Cursar Design Gráfico é simplesmente maravilhoso”, ressalta a estudante.

Depois desse “tão temido” um ano de faculdade, os calouros, que já não são tão calouros assim, se tornam veteranos, e suas expectativas sobre o curso passam a não existir mais. Um único fator que permanece é a vaga que você “ex-calouro” deixa para que um novo possa entrar.

Algumas principais expectativas que a realidade talvez seja um pouco diferente:

·                    “Todos os meus relacionamentos serão maduros e saudáveis”

·                    “Eu não vou estudar tanto quanto na época do vestibular”

·                    “O meu campus será igual ao de um filme americano”

·                    “A minha vida será cheia de festas e momentos de socialização”

·                    “Eu vou ser uma pessoa completamente diferente daquela do colégio”

·                    “Eu vou ter uma autonomia financeira completa”

·                    “Eu só vou cursar as disciplinas que quero”

·                    “Eu nunca mais vou fazer um dever de casa”



Como você pode perceber, a vida na faculdade não é bem aquilo que os filmes de Hollywood mostram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário