Digite a busca

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Veja como universitários encaram viver longe de casa


Ian Hojo em seu momento de lazer com os amigos
Foto: Cedida


Bianca Pereira
Caroline Luz
Melyssa Santos
Priscila Veneno
Rayeni Emerich

As mudanças que acontecem quando se entra na faculdade vão além da passagem para a vida adulta. A rotina do dia a dia já começa com mais responsabilidades. Alguns precisam conciliar trabalho com estudo, outros deixam suas cidades e estados para realizar o sonho de estar na faculdade.

Ao se mudarem para Presidente Prudente buscam um lar. As opções são muitas: repúblicas, quitinetes, pensionatos ou, até mesmo, morar sozinho.

Os alunos contam que muitas vezes o complicado não é onde ou com quem morar e sim aprender a lidar com a falta que a família faz.

“De um lado a saudade da família e do outro tem o meu objetivo. Essas duas coisas vão em paralelo e em nenhum momento eu deixei a saudade falar mais alto", diz Abraão Wyllams, que veio de Pernambuco para estudar Jornalismo na cidade.

Não é sempre que os estudantes conseguem ir para casa, então esses jovens encontram maneiras de se divertir e amenizar a saudade de casa. “Quando não vou para casa, chamo meus amigos para jogarmos baralho e tomar uma cerveja, conversar e a gente se diverte”, diz o estudante de Engenharia Civil, Ian Hojo, que veio de Presidente Venceslau.

A estudante de Educação Física, Laryssa Rodrigues, é de Ourinhos e diz que em Prudente tem pessoas essenciais em sua vida e que fazem papel de família. “Tenho várias mães, tias, avós e pessoas que tenho como irmãs, com direito a brigas e puxões de orelha”, destaca Laryssa.

Se assim como esses estudantes, você também mora em república e longe da família, segue abaixo algumas dicas do que fazer:

Dica 1: Conheça pessoas diferentes e crie um vínculo afetivo com elas!

Dica 2: Junte os amigos para conversar, fazer um churrasco ou até mesmo fazer maratona de séries ou filmes!

Dica 3: Se reúna com a galera para sair!

Dica 4: Deixe o celular de lado e aproveite as relações pessoais!

Está esperando o que para, além de adquirir conhecimento na faculdade, se divertir?


Nenhum comentário:

Postar um comentário